Oficina de Desenvolvimento Docente

Nos dias 12,13 e 14 de setembro, o Campus de Alegre teve a honra de receber a Profa. Rosângela Minardi Mitre Cotta, do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), para ministrar palestra e oficinas sobre Metodologias Ativas. A professora Rosângela coordena desde o ano de 2010 o Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) da UFV. Ela também ministra no Brasil e exterior Módulos de Capacitação Docente em Métodos Ativos de Aprendizagem e Avaliação.  

As ações realizadas no Campus fazem parte do projeto de Extensão “Grupo de Estudos sobre Docência no Ensino Superior” - GEDES, coordenado pelas servidoras Michelha Vaz Pedrosa e Josiléia Curty de Oliveira, cujo objetivo é a formação dos professores, tomando como ponto de partida a reflexão sobre a sua prática docente. Pretende-se incentivar os docentes a aprender, interpretar, autoavaliar, compartilhar, compreender e refletir sobre o ensino e a realidade social e profissional, a fim de estimular um processo de inovação da prática pedagógica, ou seja, propiciar uma reflexão crítica das questões de ensino-aprendizagem, buscando meios para a sua reformulação e desenvolvimento.

O curso em Metodologias Ativas foi a principal demanda apresentada pelos docentes do Campus de Alegre no final do ano de 2018 quando responderam a um questionário sobre suas principais dificuldades e demandas em sala de aula. 

Durante a realização das atividades foram discutidos temas de Inovação em Docência Universitária, Concepções Pedagógicas, Métodos Ativos de Aprendizagem e Avaliação; Planejamento Didático nas Metodologias Ativas, Mapa Conceitual, Aula Invertida, Avaliação Formativa e Feedback; e Aprendizagem Significativa. 

A palestra inicial ministrada pela professora Rosângela no dia 12/09 foi aberta ao público e teve como objetivo dar um panorama geral para os docentes sobre Métodos Inovadores e Estratégias de Ensino, Aprendizagem e Avaliação.

Nos dias 13 e 14/09 as oficinas foram restritas a 40 vagas. Inicialmente, foi realizada uma pré-inscrição por meio de formulário online, em que 62 professores realizaram pré-inscrição. Como alguns destes precisaram abrir mão de sua vaga por motivos variados, os demais que estavam na lista de espera foram sendo chamados, de modo que ao final todos os inscritos tiveram a oportunidade de participar.    

 

 

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