CCAE e CCENS

Nota de esclarecimento sobre Trote

As direções de Centro e a Comissão de Recepção dos Calouros esclarecem à comunidade universitária e à população em geral que o trote é proibido na UFES, conforme a Resolução nº 13/2003 do Conselho Universitário.

Art. 4º Fica proibida na Universidade Federal do Espírito Santo toda e qualquer ação de trote.

Parágrafo único. A participação em ações desta natureza implicará na abertura de processo administrativo disciplinar e na aplicação das sanções previstas no Regimento Geral desta Universidade, sem prejuízo daquelas estabelecidas na Legislação Penal e Civil.”

A Comissão de Recepção dos Calouros é constituída semestralmente para organizar a programação de boas-vindas aos ingressantes, apresentar seus direitos e deveres e o funcionamento dos setores da Universidade, a exemplo da atividade realizada quarta-feira (01/08/2018) e a realizada nesta terça-feira (07/08/2018) às 18h na Quadra da UFES. Além disso, apóia as iniciativas de integração dos estudantes planejadas pelos coordenadores de curso.

Não compete à Comissão a função de fiscalização e/ou punição de ações de trote realizadas pelos alunos. Para inibir o trote dentro do campus de Alegre contamos com serviço de vigilância e vídeo-monitoramento 24h. Além disso, a UFES disponibiliza o serviço de ouvidoria e um formulário online (conforme imagem abaixo), por meio dos quais podem ser feitas denúncias de ações dentro do campus por parte da comunidade universitária e dos alunos que se sentirem lesados. Cabe às direções de Centro tomarem as devidas providências punitivas, quando for o caso, como previsto no Regimento Geral da UFES. Qualquer ação fora do campus da Universidade responde às Legislações Penal e Civil.

• Neuza M. Brunoro Costa (Diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde - CCENS)
  • Dirceu Pratissoli (Diretor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias - CCAE)

Comissão de Recepção dos Calouros

• Gianni Carvalho Machado Guimarães (Secretaria Única de Graduação - SuGrad)