I Semana Acadêmica de Zootecnia

A Semana Acadêmica de Zootecnia é um evento exclusivo, o qual será realizado entre os dias 14 e 18 de Maio de 2018. O evento é idealizado por alunos da graduação e mestrado da Universidade Federal do Espírito Santo, contando também com professores e orientadores.

Serão realizadas palestras e minicursos em diversas áreas as quais um Zootecnista poderá atuar, além de contar com informações importantes para outros cursos e apresentação de trabalhos e teses. A Semana Acadêmica de Zootecnia é um evento único, pela primeira vez trará informações, práticas e conhecimento abrangente sobre áreas de um profissional da Zootecnia.

Não perca essa oportunidade!

Mais informações e inscrições pelo site: https://seazooufes.vpeventos.com/

SEAZOO - 1º Dia

A I Semana Acadêmica de Zootecnia começou a todo vapor.

O primeiro dia do evento foi marcado pela solenidade de abertura, que contou com as presença do Vice-Diretor do CCAE, professor Henrique Machado Dias, com o Chefe do Departamento de Zootecnia, professor Gercílio de Almeida Júnior, com a professora Mariana Duran Cordeiro, que representou o Colegiado do Curso de Zootecnia e a Coordenação Geral do Evento, com o Presidente da Comissão Organizadora, o graduando Allison Queiroz de Oliveira e com o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo, o médico veterinário Marcus Campos Braun.

Após a cerimônia, foi realizada a posse da Empresa Júnior de Zootecnia da UFES, coordenada pelo professor Cesar Conte Guimarães Filho, que apresentou o projeto e os membros.

Em seguida, os presentes participaram da mesa-redonda sobre o tema "O mercado profissional do zootecnista e a sua inserção no CRMV/ES", com o Chefe do Departamento de Zootecnia, professor Gercílio de Almeida Júnior, o Presidente do CRMV-ES, o médico veterinário Marcus Braun, a Vice-Presidente do CRMV-ES, professora Surama Freitas Zanini, o zootecnista e membro do Conselho Fiscal do CRMV, André Santos e as zootecnista Renata Erler, Sâmila Esteves e Katiussi Negreiros.

A programação do dia foi encerrada com um coquetel.

Abertura do Evento

Empresa Júnior de Zootecnia da UFES

SEAZOO - 2º Dia

Com quatro palestras sobre temas variados, o segundo dia da SEAZOO foi agitado e produtivo. Entre os participantes, estavam os alunos do curso Técnico em Agropecuária do IFES de Montanha, acompanhados pela professora Veridiana Basoni Silva, ex-aluna do curso de Zootecnia da UFES.

Iniciando as atividades do dia, o técnico da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador e, também, ex-aluno do curso de Zootecnia do CCAE/UFES, Guilherme Santos Freitas falou sobre "Sistema de registro genealógico do cavalo Mangalarga Marchador e padrão de raça". A palestra seguinte ficou por conta do profissional da Trouw Nutrition, Ednilson Araújo, que abordou o tema "Perspectivas e cenários para os futuros profissionais da suinocultura".

À tarde, foi a vez do professor do IFES, Marcelo Fanttini Polese, palestrar sobre "Aquicultura/Produção de tilápias em tanques-rede" e, concluindo a programação, a médica veterinária Bianca Cardozo Afonso falou sobre "Enriquecimento ambiental e manejo nutricional de animais silvestres”.

O segundo dia foi encerrado com a apresentação dos trabalhos científicos da área de nutrição de não ruminantes.

Apresentação de Trabalhos

SEAZOO - 3º Dia

O terceiro dia de evento trouxe ainda mais conhecimento aos participantes.

De manhã, os presentes puderam apreciar as palestras de profissionais de empresas renomadas. A zootecnista, ex-aluna do curso de Zootecnia do CCAE/UFES, e profissional da Colágua, Valeska de Freitas Ávila, falou sobre “Consultoria técnica e gestão da propriedade rural: Bovinocultura de leite e corte”. Em seguida, foi a vez de Humberto Luiz Wernersbach Filho, da Heringer, abordar o tema “Uso racional de fertilizantes em pastagens”.

À tarde, puderam aprender com toda a experiência do produtor rural José Luiz Casati, que palestrou sobre “A visão do produtor rural sobre a Bubalinocultura” e o professor do Departamento de Agronomia do CCAE/UFES, Renato Ribeiro Passos, que falou sobre “Manejo e conservação de áreas degradadas”.

O terceiro dia foi encerrado com a apresentação dos trabalhos científicos da área de ruminantes.

Palestra sobre o tema: “Consultoria técnica e gestão da propriedade rural: Bovinocultura de leite e corte”.

Palestra sobre o tema “Uso racional de fertilizantes em pastagens”.

Palestrou sobre o tema: “A visão do produtor rural sobre a Bubalinocultura”

Palestra sobre o tema: “Manejo e conservação de áreas degradadas”

Anexo(s):