Formação de professores de Física e a inclusão de alunos com deficiência visual na educação básica

Nesta quarta-feira (21/08) os alunos da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física III desenvolveram uma atividade na qual passaram pela experiência vivida cotidianamente por deficientes visuais.

Os alunos utilizaram óculos de natação, papel cartão preto, plástico fosco e caneta para lâminas de retroprojetor para cobrirem totalmente ou parcialmente as lentes dos óculos. Dessa forma, simularam problemas de visão como: perda de nitidez, escotomas, contração do campo visual e cegueira.

Ao terminarem a confecção dos óculos os alunos e a professora foram para um rodízio de pizza, onde os alunos tiveram que passar a noite com os óculos. Os óculos foram trocados entre eles para que todos vivenciassem cada deficiência visual.

O objetivo da atividade foi sensibilizar os futuros professores quanto a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino regular na Educação Básica. A próxima etapa será a elaboração de materiais táteis para o ensino de Física para Deficientes Visuais.