Ferramentas virtuais para os docentes: Portal docente, AVA e Google Classroom

Apresentamos aqui as ferramentas Portal Docente, Ambiente Virtual de Aprendizagem da Ufes e o Google Classroom para os docentes da Ufes - Campus de Alegre, com o objetivo de que os professores possam conhecer e utilizar esses dispositivos para facilitar a comunicação e auxiliar as diversas tarefas do meio acadêmico, contribuindo assim, para a economicidade e a sustentabilidade.

O que é o Portal Docente?
O Portal Docente é uma plataforma criada com o intuito de prover fácil acesso ao currículo lattes e ao relatório de progressão dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo.

Como faço para emitir o relatório de progressão docente?
Para emitir o seu relatório de progressão docente é necessário fazer login na plataforma e clicar em "Meu relatório" dentro do menu "Pesquisar".

Posso emitir o relatório de progressão de terceiros?
Atendendo a legislação vigente não é permitida a emissão do relatório de progressão por terceiros, exceto por aqueles que atuam na auditoria interna.

Como o sistema obtêm os currículos lattes?
O sistema sincroniza semanalmente os currículos lattes com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de forma a disponibilizar sempre a versão mais atualizada.

O sistema exibe todas as informações do currículo lattes?
Os dados do currículo lattes exibidos neste portal contêm apenas informações referentes à produção bibliográfica e refletem o conteúdo disponível no CNPq, não passando por qualquer auditoria interna ou validação.

Posso confiar nas informações contidas no sistema?
As informações apresentadas são de responsabilidade do proprietário e a alteração da verdade do fato é passível de punição conforme previsto nos arts. 299 (Falsidade ideológica) e 304 (Uso de documento falso) do Código Penal.

O que devo fazer caso identifique alguma informação falsa?
Caso identifique informação falsa em algum currículo lattes entre em contato imediatamente clicando aqui e relatando o fato para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Disponível em www.docente.ufes.br

Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFES

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um sistema desenvolvido para complementar aulas presenciais e promover o ensino à distância, ao permitir a interação entre professores e alunos. O professor pode disponibilizar material didático, criar fóruns de discussão, esclarecer dúvidas, especificar e avaliar trabalhos. Já os alunos podem acessar o material didático, discutir suas dúvidas nos fóruns e enviar os trabalhos solicitados.

Dentre os vários softwares que implementam esse ambiente de ensino e aprendizagem, o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) adotou o software livre Moodle, já utilizado para o  Ensino a Distância.

Todos os professores estão habilitados a criar cursos referentes às suas disciplinas. Para isto, acessar o AVA com sua identificação única.

Para acessar os cursos, o aluno deverá utilizar sua identificação única e o código da disciplina disponibilizado pelo professor.

Endereço: http://ava.ufes.br

Dúvidas: suporte.ava [at] npd.ufes.br.

Google Classroom

Google tem uma ferramenta que pode ajudar o docente a se comunicar com seus alunos. Qualquer pessoa com uma conta pessoal do Google pode criar uma sala de aula na plataforma Classroom. Antes, isso estava restrito apenas para usuários do G Suite for Education.

Google Classroom é bem simples: você cria uma sala de aula, adiciona seus alunos por e-mail, e elabora tarefas para eles. É possível anexar links e arquivos relevantes, e adicionar uma data de conclusão — dessa forma, a tarefa entra na agenda compartilhada da sala. Então, o aluno anexa o trabalho pronto e envia para o professor.

O professor também pode publicar um aviso aos alunos, ou fazer uma pergunta (dissertativa ou de múltipla escolha). Nada disso requer um app adicional, pois o Classroom funciona na web.

blog oficial do Google lista alguns usos para o Classroom fora da sala de aula, e um deles é no Brasil. O GameDev Society UFRGS, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realiza debates semanais sobre temas como design, arte e programação; e usa a plataforma para informar os membros sobre os próximos encontros, compartilhar recursos e gerenciar tarefas semanais.

O Classroom também ajuda a gerenciar aulas online gratuitas, e a organizar as atividades de um grupo de robótica de escoteiras nos EUA — pode ser melhor do que fazer tudo por e-mail ou por um grupo do Facebook.