Encontro de Pesquisa e Desenvolvimento do Biochar

No período de 09 a 11 de agosto de 2023, o Professor Renato Ribeiro Passos, do Departamento de Agronomia do CCAE-UFES e o pós doutorando Danilo Andrade Santos participaram do Encontro de Pesquisa e Desenvolvimento do Biochar, organizado pela NetZero, na região de Lajinha-MG e Montanhas das Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo. O biochar é produzido a partir da pirólise (carbonização) da palha de café em altas temperaturas (aproximadamente 400°C) e tem a função de atuar como condicionador do solo e favorecer a produção do cafeeiro. Participaram deste encontro também profissionais da NetZero e da Coocafé de Lajinha-MG, técnicos do Incaper e pesquisadores da UFLA, UFV, Embrapa e do Instituto Federal do Sul de Minas. O encontro abrangeu: a visita guiada à Usina de Produção de Biochar de Lajinha-MG; visita ao viveiro e campo experimental da Coocafé em Lajinha-MG; reunião do grupo de P&D em Agronomia; visita guiada às Fazendas Experimentais na região com uso de biochars; e lançamento da Pedra Fundamental da 2 Unidade da NetZero em Brejetuba-ES. O Encontro foi muito produtivo e a parceria da Ufes com a NetZero vai propiciar o desenvolvimento de pesquisas com biochars nas lavouras cafeeiras do Espírito Santo.

Tags: