Direção do Campus Alegre exercida por mulheres

A unidade da Ufes em Alegre existe há 51 anos se contabilizarmos o tempo em que pertenceu ao governo do estado (1969) e o governo federal. Nesse tempo a Escola Superior Agrícola, passou a ser Centro Agropecuário, com o curso de Agronomia  (1975), posteriormente Centro de Ciências Agrárias (1998), com os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Florestal e mais tarde no ano de 2005, o Conselho Universitário, na Expansão Fase I, criou os cursos de Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado, Engenharia de Alimentos, Engenharia Industrial Madeireira, Geologia e Nutrição. E em 2009 dentro do projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, criou os cursos de Ciências da Computação, Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Biológicas, Sistemas de Informação, Engenharia Química e Farmácia.

Nesse período de 1969 a 2016 a Ufes em Alegre teve 15 diretores homens. Com a divisão do centro no ano de 2016 em Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), tivemos pela primeira vez a eleição de uma diretora mulher. O CCAE elegeu como diretor o professor Dirceu Pratissoli e o CCENS a professora Neuza Maria Brunoro Costa. A professora Neuza, que continua a frente da direção do CCENS, é formada em nutrição pela Universidade Federal de Viçosa, e possui pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, University of Reading, Purdue University, Colorado University e University of Illinois. Hoje atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Ufes e é professora Titular no Departamento de Farmácia e Nutrição da Ufes Alegre.

Em 2020 o CCAE elege pela primeira vez uma diretora mulher! A professora Louisiane de Carvalho Nunes possui graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal do Piauí, residência, mestrado e doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp Botucatu), e pós-doutorado na Poisonous Plant Research Laboratory, Logan, Utah, Estados Unidos. Atua na pós-graduação em Ciências Veterinárias da Ufes e é professora associada IV do departamento de Medicina Veterinária da Ufes Alegre, atuando na área de patologia animal.

A presença de diretoras no campus Ufes Alegre é uma conquista para todas as mulheres, pois é de suma importância que mulheres ocupem cargos de chefia dentro da universidade para que deste modo possamos estar igualmente representadas, assim como os colegas homens. Mulheres e homens ocupando cargos na gestão, exercendo seus papéis como professores e pesquisadores dentro da universidade é um exemplo de que é possível o exercício de qualquer atividade independente do gênero. Isso mostra que a principal marca de um profissional deve ser sua competência e formação.

*Texto produzido em colaboração com a professora Aline de Menezes Bregonci