Celebração dos 10 anos do curso de Nutrição

Teve início hoje às 8 horas, no Teatro Municipal Virgínia Santos, o I Simpósio Sul Capixaba de Nutrição/ 10ª Semana Acadêmica de Nutrição em comemoração aos 10 anos do curso de Nutrição em Alegre.

Estiveram presentes na Cerimônia de Abertura a Vice-Reitora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), professora Ethel Leonor Noia Maciel, a Diretora do Centro de Ciências Exatas Naturais e da Saúde (CCENS), professora Neuza Maria Brunoro Costa, o Diretor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), professor Dirceu Pratissoli, o Prefeito de Alegre, Paulo Lemos Barbosa, e a Secretária de Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josangela  Amorim de Oliveira.

A Coordenadora do Curso de Nutrição, professora Luciane Daniele Cardoso, deu as boas vindas a todos os presentes e relembrou a primeira turma  e o período de expansão do Ensino Público, que acabou tornando realidade o curso de Nutrição em Alegre. Antes de terminar sua fala, a professora comentou que são muitos os desafios ainda e citou o pensador Séneca: “Não existe vento favorável à quem não sabe onde deseja ir”.

Após breve saudação, o presidente do Centro Acadêmico de Nutrição, Alexandre Pimenta, passou a palavra para a diretora do CCENS que lembrou que a Nutrição foi o primeiro curso da área da saúde em Alegre. A professora Neuza também salientou a importância de um evento como esse no sentido de proporcionar o intercâmbio de conhecimento e troca de experiências, contribuindo para o crescimento de profissionais, do curso e da região.

Nesse mesmo sentido, o prefeito Paulo Lemos afirmou: “A presença da UFES em nossa cidade trouxe não apenas educação, como também desenvolvimento”, e comentou que com o crescimento dos Centros, paralelamente cresce o Município.

Encerrando o evento, a Vice-Reitora da UFES elogiou a escolha do tema “Curtindo o passado, Construindo o futuro”. Lembrou que é nos momentos de crise que mais aprendemos, e que é preciso encontrar juntos o caminho para avançar. Por fim, a professora Ethel ressaltou o compromisso dos profissionais da Nutrição no sentido de olhar para a desigualdade social e construir um futuro mais saudável e solidário.

Luciane Daniele Cardoso - Coordenadora do Curso de Nutrição Ethel Leonor Noia Maciel - Vice-Reitora da UFES
Alexandre Pimenta - Presidente do Centro Acadêmico de Nutrição Paulo Lemos - Prefeito de Alegre