Campus de Alegre tem destaque no Relatório de Sustentabilidade Sustainability Report 2020 da Ufes

O Relatório, que está na sua segunda edição, apresenta algumas das ações da Universidade relativas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) realizadas em 2019. Foi preparado pela Comissão da Agenda 2030 na Ufes, criada em julho de 2020, composta por servidores de diferentes setores e campi da Universidade, inclusive de Alegre, com a participação da Professora Elaine Cristina Gomes da Silva do Departamento de Zootecnia.

Com o envolvimento dos integrantes da Comissão da Agenda 2030 em sua formulação, o relatório deste ano apresenta ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão, de todos os campi e de todas as áreas do conhecimento, segundo Yuri Leite, Presidente da Comissão Agenda 2030 na UFes. "Com o engajamento da Comissão, o relatório alcançou uma capilaridade maior", afirma.

Os dois projetos destacados no Relatório estão ligados diretamente ao ODS 2 que visa erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Os projetos que ganharam destaque no ODS 2 foram:

• GESAN – Grupo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional Professor Pedro Kitoko, coordenado pelo Professor Alcemi Almeida de Barros do Departamento de Farmácia e Nutrição. Desenvolve projetos no campo da segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação.

• O Projeto Promovendo a Comercialização Solidária dos Agricultores Familiares de Alegre, coordenado pelo Professor Haloysio Mechelli de Siqueira do Departamento de Medicina Veterinária, apoia os agricultores familiares, visando melhorar a sua inserção nos mercados locais de alimentos, com base nos princípios da economia solidária e da agroecologia, destacando-se a Feira Agroecológica, que oferta alimentos sem agrotóxicos ou produzidos por agroindústrias familiares rurais.

Também ganharam destaque os laboratórios: Laboratório de Solos Raphael M. Bloise, relacionado ao ODS 2, é coordenado pelo Professor Diego Lang Burak, do Departamento de Agronomia e realiza análises de fertilidade dos solos com menor custo e alta qualidade, visando à recomendação das doses de adubação e calagem para os produtores rurais, certificado pelo Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

E o Laboratório de Meteorologia e Ecofisiologia Florestal, coordenado pelo Professor José Eduardo Macedo Pezzopane, do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira. Contribui com o ODS 13 que objetiva adotar medidas para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O Laboratório desenvolve diversos estudos, inclusive com foco nos impactos das mudanças climáticas, no crescimento e desenvolvimento de espécies florestais.

Inclusão de projetos

A Comissão Agenda 2030 orienta os professores, técnicos ou estudantes que coordenaram alguma ação que tenha contribuído com um dos 17 ODS a preencherem o formulário disponível no link https://forms.gle/Xz6nA97qGFezxuM48. As ações podem ser de ensino, pesquisa, extensão ou administração, desde que se enquadrem em um dos ODS, como a promoção de cursos ou eventos, o desenvolvimento de pesquisas científicas ou produtos tecnológicos, ações envolvendo a comunidade externa e implementação de práticas de gestão sustentáveis, entre outras.

O Relatório Sustainability Report 2020 está disponível no site: https://internacional.ufes.br/sites/internacional.ufes.br/files/field/anexo/relatorio_sustentabilidade_ufes_2020_1_compressed_1.pdf#overlay-context=pt-br/sustentabilidade

Conheça os 17 ODS:

1 - Erradicação da pobreza