Portal UFES

Subscrever feed Portal UFES
Atualizado: 5 minutos 47 segundos atrás

SBPC na Ufes: Políticas sustentáveis e redução de desigualdades serão temas da programação final

sex, 31/01/2025 - 16:27
SBPC na Ufes: Políticas sustentáveis e redução de desigualdades serão temas da programação final leandro.reis Sex, 31/01/2025 - 16:27 Compartilhe

O papel da política científica na redução das desigualdades sociais do País e na promoção da proteção ambiental serão temas centrais de debate no último dia de programação da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que tem como tema Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável, acontecerá de 19 a 21 de fevereiro no campus Goiabeiras da Ufes, reunindo especialistas, pesquisadores, professores e público em geral.

A programação é gratuita e também será transmitida ao vivo pelo canal oficial da SBPC no YouTube. Pessoas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente neste link. Os participantes inscritos e credenciados receberão um certificado geral de participação. Além disso, os dois mil primeiros inscritos ganharão material exclusivo da Reunião Regional. Veja a programação completa na página da SBPC.

O último dia do evento começará com dois debates simultâneos, das 9h às 11h30. O primeiro, intitulado Políticas científicas para corrigir as assimetrias regionais!, será coordenado por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, e contará com a participação de grandes representantes da cadeia da política científica brasileira: Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Rodrigo Andreão, diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A atividade acontecerá no Teatro Universitário.

O segundo debate, que será realizado no Cine Metrópolis, tem como tema Caminhos para a sustentabilidade, e será coordenado por Sérgio Lucena Mendes, diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). A discussão terá Elaine Cristina da Silva, professora da Ufes, Emmanuel Tourinho, professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), Miguel Amado, professor da Universidade Nova de Lisboa, e Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Conferência

Já na parte da tarde, das 13h30 às 15 horas, Rogério Faleiros, professor da Ufes, proferirá a conferência A política social como uma forma de combate à desigualdade entre territórios. A atividade, que acontecerá no Teatro Universitário, será apresentada por Fernanda Sobral, diretora da SBPC.

Simultaneamente, André Carlos de Carvalho, professor da Universidade de São Paulo (USP), conduzirá no Cine Metrópolis a conferência Aprendizagem automática: limites tecnológicos e éticos. A apresentação ficará a cargo de Alberto Ferreira de Souza, professor emérito de Ciência da Computação da Ufes.

A partir das 15h30, no Teatro Universitário, acontecerão duas mesas-redondas. A primeira, intitulada Rio Doce – O que aprendemos?, será coordenada por Laila Espindola, diretora da SBPC, com participação de Diego Guimarães, da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), João Carlos Thomé, da Ufes, e Manuella Amado, professora titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Já no Cine Metrópolis, no mesmo horário, será realizada a mesa-redonda Poluição atmosférica urbana e saúde, com a participação de Hélio Langoni, professor do Programa de Ciência Animal da Universidade de Vila Velha (UVV), José Geraldo Mill, professor da Ufes, e Roberta Urban, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade será apresentada por Marimélia Porcionatto, diretora da SBPC.

Programação especial

Além dos debates, conferências e mesas-redondas, o evento oferecerá uma versão especial do Programa SBPC vai à Escola, com oficinas voltadas para professores do ensino básico e estudantes de licenciatura, além de mostras científicas abertas ao público no campus de Goiabeiras.

Um dos destaques será a exposição interativa Primatas da Mata Atlântica, promovida pelo INMA, que apresentará a fauna e a importância da preservação dessa rica biodiversidade. O Museu de Ciências da Vida (MCV) também estará aberto ao público durante a Reunião.

Categorias relacionadas Institucional Meio ambiente Saúde

Galeria de Arte e Pesquisa abre inscrições para exposição coletiva de estudantes da Ufes

sex, 31/01/2025 - 10:25
Galeria de Arte e Pesquisa abre inscrições para exposição coletiva de estudantes da Ufes leandro.reis Sex, 31/01/2025 - 10:25 Compartilhe

A Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes (GAP/Ufes) está com inscrições abertas para a Graduartes 2025, exposição coletiva que apresentará trabalhos dos estudantes de Artes Visuais e Artes Plásticas da Universidade. Podem participar alunos que concluíram a graduação em 2024 ou, em virtude da greve, encerrarão o curso no primeiro semestre de 2025. As inscrições devem ser realizadas por meio deste formulário.

As obras serão expostas na GAP do dia 17 de março a 22 de abril deste ano. A curadoria selecionará 27 trabalhos, respeitando a capacidade máxima do salão expositivo. Caso o número de inscritos supere a quantidade de vagas, será realizado um sorteio aberto para definição dos expositores e formação do cadastro de reserva. O regulamento completo, contendo todas as informações sobre documentos e especificações das obras, está disponível na página da Galeria.

Tradicional no calendário da GAP, a Graduartes visa apresentar trabalhos baseados em diversas linguagens dos estudantes finalistas, envolvendo-os nas ações de montagem, desmontagem, divulgação, mediação e educação. A iniciativa objetiva, ainda, oferecer aos participantes a opção de realizar a defesa pública de seus trabalhos de graduação ou de conclusão de curso (TG/TCC) na Galeria.

Categorias relacionadas Ensino Extensão

Cine Metrópolis estreia filme nacional premiado e animação nesta quinta-feira, 30. Veja a programação da semana

qui, 30/01/2025 - 16:43
Cine Metrópolis estreia filme nacional premiado e animação nesta quinta-feira, 30. Veja a programação da semana leandro.reis Qui, 30/01/2025 - 16:43 Compartilhe

O Cine Metrópolis renova sua programação nesta quinta-feira, 30, com duas estreias nacionais. Longa premiado, Kasa Branca (foto à direita) chega ao cinema com uma história que foge dos estereótipos da periferia ao abordar temas como a amizade e o luto. Já A Outra Forma, animação produzida no Brasil e na Colômbia, parte de uma distopia para questionar os valores da sociedade.

Dirigido e estrelado por pessoas pretas, Kasa Branca rendeu o prêmio de Melhor Direção para Luciano Vidigal no Festival do Rio, tornando-o o primeiro diretor negro a vencer a principal competição da mostra. No filme, o jovem Dé cuida sozinho de sua avó Almerinda, que está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ambientado na comunidade da Chatuba, no Rio de Janeiro, o longa mostra Dé e seus dois amigos tentando aproveitar os últimos momentos com a avó do protagonista.

Destaque no festival de animações Annecy, na França, A Outra Forma retrata um futuro próximo no qual a humanidade criou um paraíso na superfície da Lua. Para acessar esse local, porém, as pessoas precisam se encaixar fisicamente, isto é, modificar suas cabeças para formatos quadrados. Pressionado para garantir sua entrada no paraíso, um homem começa a viver um dilema existencial.

Em cartaz

Seguem em cartaz os filmes Baby, de Marcelo Caetano, e Queer, de Luca Guadagnino.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz de 30 de janeiro a 5 de fevereiro:

Kasa Branca, de Luciano Vidigal (Brasil, 2024)

Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.

Imagem

A Outra Forma (foto à esquerda), de  Diego Guzmán (Brasil/Colômbia, 2022)

Em um futuro próximo, a humanidade cria um paraíso artificial quadrado, na superfície da Lua. Nele, só entra quem se adequa. Para atingir essa forma, os indivíduos usam máquinas de “quadratização”: prensas, eletrodomésticos corretivos e cirurgias que modelam seus corpos e mentes.

Baby, de Marcelo Caetano (Brasil, 2025)

Logo após ser liberado de um centro de detenção para jovens, Wellington se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo, um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade.

Queer, de Luca Guadagnino (Estados Unidos/Itália, 2024)

William Lee, um expatriado estadunidense na Cidade do México, passa seus dias quase completamente sozinho, exceto por alguns contatos com outros membros da pequena comunidade de seu país. Seu encontro com Eugene Allerton, um ex-soldado também expatriado, muda sua vida.

Confira os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas Cultura

Ufes manifesta pesar pelo falecimento da professora aposentada Regina Rodrigues Hees

qui, 30/01/2025 - 13:43
Ufes manifesta pesar pelo falecimento da professora aposentada Regina Rodrigues Hees leandro.reis Qui, 30/01/2025 - 13:43 Compartilhe

A Administração Central da Ufes comunica com pesar o falecimento da professora aposentada Regina Rodrigues Hees, ocorrido nesta quinta-feira, 30.

Nascida em 2 de maio de 1939, ela foi professora do Departamento de História da Ufes, onde ingressou em 1965. Aposentada em 1991, especializou-se em História da América Pré-Colombiana e cursou mestrado em História Econômica na Universidade de São Paulo (USP). Sua dissertação se debruçou sobre a colonização alemã no Espírito Santo.

Pela Editora da Ufes (Edufes), a professora publicou o livro Santa Maria de Jetibá: Uma comunidade teuto-capixaba, em 2014. A obra apresenta a realidade vivida pelos descendentes dos pomeranos na década de 1970, mostrando o resultado dos esforços de gerações de agricultores. Em 2024, Regina participou do documentário Entre o Ontem, o Hoje e o Amanhã: 70 anos de História na Ufes, que celebra a trajetória do curso na Universidade.

Regina Rodrigues Hees deixa dois filhos: a médica infectologista Silvia Hees de Carvalho e o jornalista André Hees de Carvalho, frutos do seu casamento com o professor da Ufes José Augusto de Carvalho. Deixa também três netos: Lara, Ricardo e Davi.

O velório será realizado nesta sexta-feira, 31, a partir das 8 horas, no Parque da Paz, em Vila Velha. A cremação acontecerá no mesmo local, às 10 horas.

Categorias relacionadas Institucional

Últimos dias para se inscrever em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Confira o edital

qui, 30/01/2025 - 10:56
Últimos dias para se inscrever em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Confira o edital leandro.reis Qui, 30/01/2025 - 10:56 Compartilhe

As pessoas interessadas em vagas para os cursos de Licenciatura em Educação do Campo têm até esta sexta-feira, 31, para se inscreverem na seleção. São 160 vagas para os campi de Goiabeiras e de São Mateus. A documentação exigida deve ser enviada por meio do formulário on-line disponível no site do Processo Seletivo. A classificação será feita por meio da avaliação do memorial produzido pelo candidato, descrevendo sua vida, trajetória política e lutas sociais, além da sua história de vinculação com a educação do campo.

As oportunidades se destinam prioritariamente a jovens e adultos residentes em comunidades do campo. Caso existam vagas remanescentes, elas serão oferecidas para professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que não possuem licenciatura na área de atuação; além de professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais do campo, ou com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.

Serão oferecidas as seguintes Licenciaturas, com 40 vagas cada uma: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física), em Goiabeiras; Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia), em Goiabeiras e em São Mateus; e Ciências Naturais (Química, Física e Biologia), em São Mateus.

O edital completo está disponível na página de acompanhamento da seleção. Outras informações também podem ser obtida pelo e-mail processosseletivos@ufes.br.

Categorias relacionadas Ensino

Simpósio reúne especialistas no Centro de Ciências da Saúde para discutir aspectos da hanseníase. Inscrições estão abertas

qua, 29/01/2025 - 14:44
Simpósio reúne especialistas no Centro de Ciências da Saúde para discutir aspectos da hanseníase. Inscrições estão abertas leandro.reis Qua, 29/01/2025 - 14:44 Compartilhe

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) recebe especialistas de diferentes áreas para debater aspectos clínicos, sociais e educacionais da hanseníase nesta quinta, 30, e sexta-feira, 31, dentro da programação do III Simpósio infoHansen: Hanseníase na Prática Clínica. O evento acontece no Auditório Rosa Maria Paranhos, no campus de Maruípe da Ufes, e está com inscrições abertas por meio deste formulário.

Realizado pelo projeto de extensão infoHansen, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e o Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas (PPGDI), o evento tem coordenação da professora Patrícia Deps, do Departamento de Medicina Social da Ufes, e acontece no contexto do Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase.

As atividades contam com palestras de dermatologistas, fisioterapeutas, neurologistas, oftalmologistas e pesquisadores de dentro e de fora do estado. A programação completa do evento e outras informações estão disponíveis na página do Instagram do infoHansen.

Projeto

O projeto de extensão infoHansen foi criado em 2020, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico da hanseníase, oferecendo informações acessíveis sobre a doença e promovendo a educação de profissionais de saúde, na tentativa de reduzir o estigma associado à doença e contribuir para sua eliminação no Brasil e no mundo.

Apesar de ser uma doença conhecida – caracterizada, principalmente, por manchas na pele, perda de sensibilidade e danos aos nervos periféricos – a hanseníase ainda representa um desafio significativo para os sistemas de saúde em diversos países. Quando não diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, pode levar a incapacidades permanentes, afetando a qualidade de vida dos pacientes. 

Categorias relacionadas Extensão

Curso de extensão sobre parentalidade positiva abre inscrições gratuitas para profissionais da rede pública

qua, 29/01/2025 - 12:01
Curso de extensão sobre parentalidade positiva abre inscrições gratuitas para profissionais da rede pública leandro.reis Qua, 29/01/2025 - 12:01 Compartilhe

Estão abertas, até o dia 20 de fevereiro, as inscrições para o curso de extensão Promoção da Parentalidade Positiva: Formação Profissional e Estratégias para o Trabalho com Famílias, que será realizado de forma presencial, na Ufes. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio deste formulário.

O curso é voltado para psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que atuem diretamente em serviços voltados para a atenção às crianças e suas famílias na rede pública de saúde, no sistema de justiça ou nas áreas de educação e assistência social. Não serão oferecidas vagas para profissionais que atuem como autônomos ou na rede privada, dada a proposta do curso, que é fortalecer as políticas públicas em parentalidade.

As vagas são limitadas a 30 participantes e serão preenchidas por ordem de recebimento das inscrições válidas. O curso terá carga horária de 60 horas, sendo 40 horas divididas em dez encontros presenciais de quatro horas, de março a julho, nas sextas-feiras, das 13 às 17 horas, nas dependências da Ufes, e as 20 horas restantes serão dedicadas à realização do trabalho final. Haverá emissão de certificados para os participantes que tiverem 75% de presença no curso.

Temas

O curso abordará a parentalidade positiva e os diferentes modelos de família, políticas públicas em parentalidade, estratégias de disciplina positiva, parentalidade em contextos de desenvolvimento atípico e neuro divergente, afeto e limites na educação, entre outros temas. A coordenação é da professora Fabiana Ramos, do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Ufes, vinculado ao Departamento de Psicologia. Segundo ela, o curso é uma consequência dos três últimos anos trabalhados no Programa de Educação Tutorial do Curso de Psicologia (PET-Psicologia).

“No PET-Psicologia, oferecemos oficinas virtuais e presenciais para pais e demais cuidadores, como babás, tios e tias, avôs e avós – qualquer cuidador que se responsabilize pelo desenvolvimento e pelos cuidados de uma criança. E ao longo desses anos, profissionais vêm nos procurando em busca de conhecimento científico para atuarem com as famílias no contexto da parentalidade positiva”, destaca a professora.

Mais informações sobre o curso pode ser obtidas por meio do email oficinadeparentalidadepositiva@gmail.com.

Categorias relacionadas Extensão

Reitor da Ufes participa de cerimônia com ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

ter, 28/01/2025 - 17:04
Reitor da Ufes participa de cerimônia com ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos leandro.reis Ter, 28/01/2025 - 17:04 Compartilhe

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, participou de cerimônia ao lado da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e do governador do estado, Renato Casagrande, no Palácio Sônia Cabral, nesta segunda-feira, 27. Na ocasião, a ministra e o governador firmaram a inclusão do Espírito Santo no Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) e assinaram o Acordo de Adesão para Implementação de Cotas para Mulheres em Situação de Violência.

Também estiveram presentes a superintendente de Projetos e Inovação, Miriam de Magdala, e a professora Rosely Pires, do Departamento de Desportos, que coordena o programa de extensão e pesquisa Fordan: cultura no enfrentamento às violências. Referência nacional no combate à violência contra a mulher, o Fordan lançou, em setembro de 2023, um aplicativo para denunciar esse tipo de crime.

O acordo de adesão prevê que os contratos de prestação de serviços contínuos com mão-de-obra dedicada da Administração Pública Federal, com quantitativo mínimo de 25 colaboradores, prevejam destinação de percentual mínimo de 8% das vagas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, prioritariamente mulheres pretas e pardas, e incluídas mulheres trans, travestis e outras possibilidades de gênero feminino.

Foto: Pedro Pimenta

Categorias relacionadas Institucional

Com atividades durante o dia, Colônia de Férias da Ufes ajuda na rotina dos pais e apresenta campus às crianças

ter, 28/01/2025 - 16:19
Com atividades durante o dia, Colônia de Férias da Ufes ajuda na rotina dos pais e apresenta campus às crianças leandro.reis Ter, 28/01/2025 - 16:19 Compartilhe

Atender às necessidades de estudantes universitários com filhos e vinculados à assistência estudantil, com ênfase naqueles que recebem auxílio-creche: esse é o objetivo da Colônia de Férias da Ufes - Construindo uma Proposta, projeto piloto que recebe cerca de 25 crianças de 2 a 10 anos no Colégio de Aplicação (CAp) Criarte, no campus de Goiabeiras. As atividades acontecem durante os turnos matutino e vespertino desde o dia 22 e vão até 31 de janeiro.

Promovido pela Administração Central, o projeto surgiu como resposta ao período atípico do calendário acadêmico de 2024, que coincide com as férias escolares da educação básica. A iniciativa conta com a contribuição da Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac), a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Propaes), a Assessoria de Relações Políticas com a Comunidade Acadêmica e a Direção do CAp Criarte. 

“A permanência dos nossos estudantes requer ações efetivas que garantam condições para que realizem suas atividades acadêmicas e concluam seus cursos de forma satisfatória”, afirmou a vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes.

Essa é uma perspectiva alinhada com a Política Nacional de Assistência Estudantil - Pnaes (Lei nº 14.914/2024), conforme destacou Déborah Provetti, diretora de Assistência Estudantil da Ufes: “A Pnaes, inclusive, destaca no capítulo VIII o Programa de Permanência Parental na Educação, direcionado às necessidades materno e paterno-infantis das famílias de estudantes que sejam mães ou pais de filhos menores de seis anos de idade e que estejam regularmente matriculados nas instituições federais de ensino superior”.

Atividades

As atividades da Colônia de Férias estão sendo realizadas por dez estudantes de graduação da modalidade presencial da Ufes, coordenados por Amanda Savergnini (docente do CAp Criarte) e acompanhados por Luana Dias (assistente social da Siac) e Cleuzimar Brison (pedagoga da Siac). Os monitores foram selecionados a partir de um processo simplificado que levou em consideração as experiências em projetos de extensão com a temática pedagógica de atendimento às crianças.

Para atender às crianças que participam da Colônia, as atividades oferecidas foram pensadas de acordo com cada faixa etária. Dessa forma, os pequenos estão tendo a oportunidade de participar de gincanas, brincadeiras de caça ao tesouro, passeios pelos espaços do campus, momentos de lanche e outros exercícios de interação.

Além de brincadeiras ao ar livre, o Planetário de Vitória e o Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa) oferecem opções de recreação. Também há programação no Espaço do Ciranda, localizado no Centro de Educação, e na sala do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes).

Imagem

Importância

Para Paula Rosa, mãe de Rafael e Gabriel, de nove e quatro anos respectivamente, a Colônia de Férias tem uma dupla importância: ajudar no período de recesso escolar e criar nos filhos o sentimento de pertencimento à Universidade.

“A maior importância é que meus filhos tenham contato com a Ufes e saibam que esse é um espaço que também é deles. A outra é me ajudar no dia a dia, por causa do recesso da escola. Então, no período da tarde, eles ficam na Colônia e eu sei que eles estão bem cuidados e fazendo atividades que gostam”, explica a estudante do curso Letras (Português/Espanhol).

Para Larissa Azevedo, estudante de Artes Plásticas e mãe da Maya, de três anos, e do Kaiuá, de seis, a iniciativa tem beneficiado sua dinâmica familiar. “Foi importante para o Kaiuá, que é autista, tem TDAH e precisa de estímulos constantes e oportunidades de movimento para regular sua energia ao longo do dia. A Colônia tem sido uma solução eficaz para promover o bem-estar dele, proporcionando atividades estruturadas e momentos de socialização que ele tanto precisa”, salienta.

Ampliação

Como um projeto piloto, a Colônia de Férias tem por objetivo proporcionar aos filhos dos estudantes da Ufes contemplados pela assistência estudantil um espaço recreativo e de lazer, com acesso à cultura e atividades lúdicas. Nesse sentido, a Administração Central estuda ampliar futuramente o alcance da proposta.

“Estamos trabalhando para expandir iniciativas como esta para os quatro campi da Ufes, beneficiando um número ainda maior de estudantes”, reforça Sonia Lopes. “O projeto piloto reforça o compromisso da Universidade com a inclusão e o suporte aos estudantes que conciliam responsabilidades acadêmicas e familiares, promovendo um ambiente mais equitativo e acolhedor”, frisa a vice-reitora.

Fotos: Luana Dias

Categorias relacionadas Assistência estudantil

Pró-Reitoria de Extensão abre edital para inscrição de ações no Projeto Rondon 2025

ter, 28/01/2025 - 15:54
Pró-Reitoria de Extensão abre edital para inscrição de ações no Projeto Rondon 2025 leandro.reis Ter, 28/01/2025 - 15:54 Compartilhe

A Pró-Reitoria de Extensão da Ufes (Proex) está com inscrições abertas para o processo seletivo da Operação Amazonas. A ação faz parte do Projeto Rondon, programa do Ministério da Defesa que coordena ações de extensão de todo o País para desenvolver projetos de sustentabilidade e desenvolvimento social em comunidades afastadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de fevereiro.

A ação será realizada entre 8 e 27 de julho deste ano nos municípios das regiões Calha do Rio Negro e Solimões, no estado do Amazonas. O objetivo do programa é tornar as ações extensionistas permanentes a partir da capacitação dos voluntários provenientes das comunidades locais.

Na Ufes, a Proex é o órgão responsável pela seleção das ações da Universidade e pelo encaminhamento ao Governo Federal. As propostas de participação na operação devem ser enviadas para a pró-reitoria pelo endereço de e-mail assessoriadegestao.proex@ufes.br com o assunto “EDITAL RONDON 2025”.

O coordenador da proposta deve ser servidor docente da Ufes e ter experiência na coordenação de ação de extensão, ativa ou não, devidamente cadastrada no Sistema de Gestão da Extensão (Sigex) até a data de publicação da chamada pública.

O resultado final das inscrições, após análise de recursos, será divulgado no dia 14 de fevereiro. O edital completo pode ser lido na página da Proex.

Sobre o projeto

O Projeto Rondon é uma ação interministerial criada em 1966 com o objetivo de promover cidadania entre os estudantes universitários e contribuir para a inclusão social e redução de desigualdades regionais. Também busca formar jovens como cidadãos responsáveis, incentivando a criação de projetos coletivos que atendam a interesses nacionais em parceria com as comunidades.

Categorias relacionadas Extensão

Novos estudantes estrangeiros chegam para início do semestre letivo na Ufes

seg, 27/01/2025 - 17:15
Novos estudantes estrangeiros chegam para início do semestre letivo na Ufes leandro.reis Seg, 27/01/2025 - 17:15 Compartilhe

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) realizou nesta segunda-feira, 27, a recepção dos novos alunos estrangeiros que chegaram na Universidade para o ano de 2025. Neste primeiro encontro, cinco estudantes foram recebidos pela equipe na Sala de Reuniões da Reitoria. Eles são naturais da Colômbia, da República Democrática do Congo, da República do Congo, do Panamá e do Timor-Leste.

Ao todo, serão 18 estudantes do curso preparatório de português para estrangeiros, o Programa de Estudantes - Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). Os demais participarão de uma nova acolhida no dia 3 de fevereiro, data do início das aulas. Após dois semestres letivos, os alunos poderão optar por uma graduação na Ufes ou em outra universidade federal, caso aprovados no Programa.

O encontro contou com a presença do professor Santinho de Souza, do  Departamento de Línguas e Letras (DLL), que ministrará aulas aos estudantes; do secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite; da secretária executiva da SRI, Lisiane Rodrigues; do administrador da Divisão de Mobilidade, Frederico Rigoni; e de demais profissionais da SRI.

Estrutura

A abertura foi realizada pelo administrador da Divisão de Mobilidade, Frederico Rigoni, que falou sobre as estruturas administrativa e acadêmica da Ufes, informando sobre o funcionamento dos serviços e dos setores da instituição, como a própria SRI, bibliotecas, restaurantes, bolsas de estudo e cursos de português para estrangeiros.

Outro ponto abordado foi o programa Anjo da Ufes, que auxilia os estudantes estrangeiros a se familiarizar com a rotina da Universidade e com os serviços disponíveis nos municípios onde a Ufes possui campus, bem como com a cultura local. Os Anjos, que são estudantes de graduação e de pós-graduação, docentes e servidores técnico-administrativos, também ajudam com orientações sobre restaurantes, transportes e moradia.

Rigoni destacou a importância da internacionalização da Ufes, que atualmente conta com 200 estudantes estrangeiros que vêm para aprender mais uma língua. “Os alunos vêm para cá, fazem o curso de português e depois conseguem dar seguimento na universidade pela qual optarem”, disse.

Foto: Thaísa Mascarenhas

Categorias relacionadas Internacional

Matrículas dos candidatos aprovados no Sisu começam nesta quarta-feira, 29. Confira o edital

seg, 27/01/2025 - 16:58
Matrículas dos candidatos aprovados no Sisu começam nesta quarta-feira, 29. Confira o edital leandro.reis Seg, 27/01/2025 - 16:58 Compartilhe

Os candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 terão desta quarta-feira, 29, até este domingo, 2 de fevereiro, para solicitar a matrícula na Ufes e enviar a documentação digital pelo Portal do Candidato. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou nesta segunda-feira, 27, o edital da chamada regular. A relação completa de documentos necessários para a matrícula está detalhada no link.

Os candidatos que concorrem a uma vaga em cursos de graduação da Universidade devem acompanhar a divulgação da lista de aprovados na chamada, que será publicada no site Sisu Ufes 2025. O acompanhamento dos prazos é responsabilidade dos candidatos, que também devem verificar o andamento da análise das solicitações de matrícula pelo Portal do Candidato e de outras mensagens nas caixas de e-mail.

Cotistas

De 3 a 7 de fevereiro, serão realizadas as entrevistas presenciais dos candidatos autodeclarados pretos e pardos. Em Vitória, a etapa será realizada no prédio da Prograd, no campus de Goiabeiras. Nos campi de Alegre e de São Mateus, as entrevistas acontecerão na Secretaria Única de Graduação (Sugrad).

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, serão realizadas as perícias de candidatos com deficiência. Em Vitória, a perícia será no Departamento de Atenção à Saúde (DAS), no campus de Goiabeiras. Em São Mateus, acontecerá na Divisão de Atenção à Saúde e Assistência Social (Dasas) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).

Após a confirmação da matrícula, o aluno receberá em seu e-mail um comprovante no qual constará seu número de matrícula e orientações para o acesso ao Portal do Aluno e início da vida acadêmica.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Central de Atendimento até esta sexta-feira, 31, das 8 às 17 horas.

  • Presencialmente: sede da Prograd, no campus de Goiabeiras (Entrada Norte)

  • Telefones: 27 4009-2911 (documentos necessários); 27 3145-9440 e 27 99772-2842 (informações relativas à renda)

  • Endereços eletrônicos:

Análise Documental: sisu@ufes.br

Análise de Renda: sisurenda@ufes.br

Avaliação Étnico-racial: sisuppi@ufes.br

Análise de Deficiência: sisupcd@ufes.br

Categorias relacionadas Institucional

Ufes cria Central de Atendimento para candidatos aprovados no Sisu 2025. Veja como tirar dúvidas

seg, 27/01/2025 - 15:30
Ufes cria Central de Atendimento para candidatos aprovados no Sisu 2025. Veja como tirar dúvidas leandro.reis Seg, 27/01/2025 - 15:30 Compartilhe

Uma Central de Atendimento para os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começou a funcionar nesta segunda-feira, 27, das 8h às 17h, no campus de Goiabeiras. 

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Propaes) da Ufes.

A Central funcionará até esta sexta-feira, 31. As dúvidas podem ser esclarecidas presencialmente, por telefone e por e-mail.

Confira como entrar em contato com a Central de Atendimento:

  • Presencialmente: sede da Prograd, no campus de Goiabeiras (Entrada Norte)

  • Telefones: 27 4009-2911 (documentos necessários); 27 3145-9440 e 27 99772-2842 (informações relativas à renda)

  • Endereços eletrônicos:

Análise Documental: sisu@ufes.br

Análise de Renda: sisurenda@ufes.br

Avaliação Étnico-racial: sisuppi@ufes.br

Análise de Deficiência: sisupcd@ufes.br

 

 

Categorias relacionadas Institucional

Reunião da SBPC na Ufes tem missão de retomar secretaria regional no estado. Evento acontece em fevereiro

sex, 24/01/2025 - 14:35
Reunião da SBPC na Ufes tem missão de retomar secretaria regional no estado. Evento acontece em fevereiro leandro.reis Sex, 24/01/2025 - 14:35 Compartilhe

A crise climática e a gestão responsável dos oceanos estarão no foco da próxima Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá na Ufes entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Além desse debate, o evento tem a missão de retomar a Secretaria Regional da SBPC no Espírito Santo, segundo a secretária-geral da SBPC, Claudia Linhales Sales. “Desde 2006, não temos uma Secretaria Regional no Espírito Santo, e isso me parece muito intrigante”, comenta Sales.

“Desde que participo da diretoria da SBPC, em 2021, temos conselheiros do Espírito Santo e muita interação com o estado na área de divulgação científica. As nossas exposições Centenário do Eclipse de Sobral, Bicentenário do Fritz Muller, Cientistas do Brasil e, mais recentemente, Cesar Lattes e Johanna Döbereiner foram expostas no Espírito Santo. Nenhuma outra unidade federativa do Brasil, exceto o Distrito Federal, recebeu tantas exposições assim da SBPC. Existe no estado uma cultura da SBPC”, afirma ela.

Com o tema Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável, o evento reunirá especialistas, pesquisadores, professores e o público em geral no campus de Goiabeiras da Ufes. Pessoas interessadas em participar dele podem se inscrever gratuitamente neste link. Os participantes inscritos e credenciados receberão um certificado geral de participação. Além disso, os dois mil primeiros inscritos ganharão material exclusivo da Reunião Regional. Veja a programação completa na página da SBPC.

Ligação com a Ufes

Sales também ressalta o papel do físico Ennio Candotti. Falecido em 2023, Candotti foi uma das figuras que mais ocupou a cadeira da presidência da SBPC, com quatro mandatos exercidos entre os anos de 1989 e 2007. “O professor Ennio Candotti atuou durante dez anos na Ufes e deixou a sua marca na cultura acadêmica local”, afirma.

A primeira Reunião Regional da SBPC foi realizada em 1983 em São Luís (MA), mas o evento veio a se consolidar com um formato parecido ao dos dias de hoje somente no ano seguinte, em João Pessoa (PB). Como a SBPC era conhecida na época por suas Reuniões Anuais, o maior evento científico da América Latina, a ideia das Reuniões Regionais era a realização de eventos menores, que pudessem olhar para as necessidades científicas de comunidades locais.

Mobilização

Na próxima Reunião Regional, haverá uma data específica para a mobilização da comunidade científica da região: no dia 20 de fevereiro, às 18h30, no Teatro Universitário, quando acontecerá a Reunião de Sócios do estado, um encontro específico para a articulação política, aberto a todos que desejam participar.

“Acredito que talvez ainda não tenhamos essa Secretaria Regional porque faz tempo que não retornamos ao estado. A última vez que estivemos lá foi em 1994, realizando a 46ª Reunião Anual da SBPC. Inclusive, o evento contou com um tema incrivelmente atual e necessário, embora eu diga isso com tristeza: a ética e a consolidação da democracia. Retornar ao estado com essa bela Reunião Regional nos enche de boas expectativas de reabrir essa Secretaria Regional em um estado tão parceiro e tão ativo na SBPC”, conclui Sales.

Foto: Jardel Rodrigues/SBPC

Categorias relacionadas Institucional

Estudantes de escola pública de Vitória concluem curso de extensão sobre comunicação e interação digital

sex, 24/01/2025 - 14:28
Estudantes de escola pública de Vitória concluem curso de extensão sobre comunicação e interação digital leandro.reis Sex, 24/01/2025 - 14:28 Compartilhe

Sete estudantes concluíram, em dezembro, o Curso de Extensão Cidadania Digital: Smart EJA, realizado por meio da parceria entre o programa de extensão Núcleo de Cidadania Digital (NCD) da Ufes, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme), por meio da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). O propósito do curso é viabilizar o conhecimento básico sobre as diferentes possibilidades de comunicação e interação digital na atualidade para os estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek de Oliveira.

O projeto teve como objetivo proporcionar o conhecimento básico sobre as diferentes alternativas de comunicação e interação digital nos dias atuais, a partir da perspectiva de estudantes da EJA. Segundo a servidora técnico-administrativa da Proex Kissyla Bueno, os alunos puderam ampliar seu repertório tecnológico por meio do domínio de ferramentas e ações básicas que lhes proporcionam autonomia digital e, consequentemente, mais oportunidades para o futuro.

Durante o curso, os estudantes tiveram aulas de conscientização sobre segurança digital, proteção de dados pessoais, utilização de planilhas do Google, apresentação de serviços e aplicativos utilizados no celular e hardware e apresentação de design e criatividade digital. As aulas aconteceram entre setembro e dezembro e foram ministradas por alunos voluntários do NCD.

Foto: Proex

Categorias relacionadas Extensão

Cine Metrópolis retorna do recesso com duas estreias e homenagem a David Lynch. Confira a programação!

qui, 23/01/2025 - 13:28
Cine Metrópolis retorna do recesso com duas estreias e homenagem a David Lynch. Confira a programação! leandro.reis Qui, 23/01/2025 - 13:28 Compartilhe

O Cine Metrópolis retorna do recesso nesta quinta-feira, 23, com duas estreias aguardadas pelo público. Após uma temporada de prêmios nos festivais do Rio e de Cannes, o novo longa de Marcelo Caetano, Baby, retrata a realidade de um jovem LGBTQIA+ nas ruas de São Paulo. Já Queer (foto à direita), de Luca Guadagnino, outro longa muito esperado, inspira-se em romance de William S. Burroughs para acompanhar a vida de um expatriado norte-americano na Cidade do México.

Baby mostra a história de luta de Wellington, jovem que acabou de sair de um centro de detenção em São Paulo. Vagando pelas ruas, ele conhece o garoto de programa Ronaldo em um cinema pornô. A partir do primeiro encontro, a relação dos personagens evolui e se torna complexa, variando entre cenas de ciúmes, proteção, exploração e cumplicidade. Ao mesclar a dureza da vida urbana em São Paulo com momentos de ternura, o filme humaniza seus personagens e provoca reflexão sobre pertencimento e vínculos afetivos.

Por sua vez, Queer explora a incessante busca por conexão e os dilemas da identidade pessoal, abordando a fragilidade da masculinidade em um mundo onde os desejos são reprimidos. Na trama, William Lee nutre uma obsessão por um ex-soldado norte-americano que conhece no México dos anos 1950. Em cenários decadentes e marcados pelo vício e pela intensidade, o personagem interpretado por Daniel Craig faz justiça à singularidade da obra de Burroughs, inspiração do novo longa de Guadagnino.

Além das estreias, o Cine Metrópolis presta uma homenagem ao diretor David Lynch, que morreu no dia 15 de janeiro, ao exibir o primeiro episódio da aclamada série Twin Peaks, neste sábado, 25, às 18h30. A sessão será seguida de debate.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 23 a 29 de janeiro:

Baby (foto à esquerda), de Marcelo Caetano (Brasil, 2025)

Logo após ser liberado de um centro de detenção para jovens, Wellington se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo, um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade.

Queer, de Luca Guadagnino (Estados Unidos/Itália, 2024)

William Lee, um expatriado norte-americano na Cidade do México, passa seus dias quase completamente sozinho, exceto por alguns contatos com outros membros da pequena comunidade americana. Seu encontro com Eugene Allerton, um ex-soldado também expatriado, muda sua vida.

Confira os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas Cultura

Obra do escritor Reinaldo Santos Neves é tema de palestra no Departamento de Línguas e Letras nesta sexta-feira, 24

qui, 23/01/2025 - 11:28
Obra do escritor Reinaldo Santos Neves é tema de palestra no Departamento de Línguas e Letras nesta sexta-feira, 24 leandro.reis Qui, 23/01/2025 - 11:28 Compartilhe

A obra e a trajetória do escritor capixaba Reinaldo Santos Neves serão tema de aula-palestra ministrada pelo professor do Departamento de Línguas e Letras Wilberth Salgueiro. Intitulado Orelhas, Ensaios, Capas: Histórias de uma longa amizade – sobre a obra de Reinaldo Santos Neves, o evento acontece nesta sexta-feira, 24, a partir das 16 horas, na sala 101 do Prédio Wallace Corradi, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), localizado no campus de Goiabeiras, em Vitória.

Além de mergulhar no percurso literário do autor de Reino dos Medas (1971), Kitty aos 22: Divertimento (2006) e Morte em V. (2023), o público também poderá conhecer a contribuição de Santos Neves para a Universidade.

"Organizei uma fala diferente, isto é, a partir do que chamei de 'datas, fatos e feitos', desde 1970, quando Reinaldo entra na Ufes como servidor (aposenta-se em 2012), até 2025, destacando aspectos de sua grandiosa obra em situações variadíssimas: obras adotadas em vestibulares e em seleções da pós-graduação, ensaios que publiquei, cartas que trocamos, eventos que organizamos", explica o professor.

Conforme expõe Salgueiro, o escritor também contribuiu para o estudo da literatura capixaba dentro da academia, como sua contribuição para a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples), em 1996, e na organização do primeiro Seminário Bravos Companheiros e Fantasmas, em 2004.

"Essas iniciativas deram, com justeza e justiça, seguimento a ações de outros colegas que, feito Reinaldo, dedicaram trabalho, tempo e pesquisa para tornar mais conhecida a literatura do Espírito Santo – que é, claro, literatura brasileira. E de altíssima qualidade!", reconhece Salgueiro, também diretor da Editora da Ufes (Edufes).

Além de revisitar a trajetória de Santos Neves, o evento também proporcionará aos participantes algumas "novidades" acerca do autor. É o que garante Salgueiro: "Há uma boa fortuna crítica sobre a obra de Reinaldo, sobre a qual falarei, mas há duas ‘informações’, digamos, inéditas – que ficam para a palestra".

Categorias relacionadas Cultura Ensino Pesquisa

Pesquisa da Ufes relaciona uso de pesticidas a aumento de doenças em agricultores do Espírito Santo

qua, 22/01/2025 - 13:47
Pesquisa da Ufes relaciona uso de pesticidas a aumento de doenças em agricultores do Espírito Santo leandro.reis Qua, 22/01/2025 - 13:47 Compartilhe

Uma pesquisa realizada pela Ufes observou que agricultores do Espírito Santo expostos a pesticidas manifestaram alterações na pressão arterial, doenças cardiovasculares e renais, abortos espontâneos e transtornos neurológicos. O resultado está no artigo Laying the groundwork: exploring pesticide exposure and genetic factors in south-eastern Brazilian farmers, publicado na revista Current Research in Toxicology, da Elsevier.

Orientada pelos professores Débora Meira e Iúri Louro, ambos do Núcleo de Genética Humana e Molecular, do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufes, a pesquisa teve a participação de estudantes da Ufes e da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além da colaboração de Stephanie Seneff, cientista sênior do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos.

Resultados

O estudo contou com um total de 304 participantes com mais de 18 anos de 22 municípios das microrregiões de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim, no sul do Espírito Santo. Na região, os agricultores utilizam diversos agrotóxicos, sendo o glifosato um dos mais comuns. Dos trabalhadores entrevistados, 72,01% eram homens e 27,99% mulheres.

“Verificamos que trabalhadores agrícolas expostos a pesticidas apresentaram aumento significativo em problemas de saúde quando comparados com o grupo de controle formado por pessoas que trabalham em fazendas orgânicas. Nossa investigação se concentrou no gene CYP2C9, com a hipótese inicial de que haveria uma associação direta com o desenvolvimento de câncer em agricultores. Contudo, os resultados revelaram outras importantes correlações”, afirma a professora Débora Meira.

Ela explica que o gene CYP2C9 codifica a enzima hepática CYP2C9, que metaboliza vários substratos endógenos e xenobióticos específicos, especialmente pesticidas. “Metabolizadores normais mostraram maior suscetibilidade a condições como hipertensão, doenças cardiovasculares e problemas renais, e metabolizadores intermediários apresentaram associação significativa com transtorno de déficit de atenção e abortos espontâneos, indicando que os sintomas relatados pelos agricultores estão relacionados ao genótipo de CYP2C9”, diz.

Doenças neurológicas

Segundo a professora, na literatura, o uso de glifosato foi correlacionado com doenças como obesidade, diabetes, doenças renais em estágio terminal, Alzheimer e Parkinson. Essas associações sugerem um possível papel do pesticida na emergência de doenças neurológicas, com destaque para problemas neurodesenvolvimentais, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e autismo.

“O estudo sugere que o glifosato interfere na função cerebral e nos sistemas neurotransmissores, o que pode contribuir para essas condições. Isso é muito preocupante, visto que o número de matrículas de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas escolas brasileiras cresceu consideravelmente de 2022 (429 mil matrículas) para 2023 (636 mil), indicando um aumento de 48% em um ano”, afirma.

No artigo, os pesquisadores alertam que “indiferente aos grandes movimentos de conscientização sobre a toxicidade dos agrotóxicos, o Brasil continua sendo o maior consumidor de produtos agrotóxicos do mundo, atingindo níveis alarmantes em termos de danos ambientais decorrentes da contaminação do solo e da água”. 

Imagens: Freepik e revista Current Research in Toxicology 

Categorias relacionadas Pesquisa Saúde

Espaço Empreendedor da Ufes abre inscrições para projetos inovadores no Programa de Incubação. Confira o edital

qua, 22/01/2025 - 12:22
Espaço Empreendedor da Ufes abre inscrições para projetos inovadores no Programa de Incubação. Confira o edital leandro.reis Qua, 22/01/2025 - 12:22 Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Incubação do Espaço Empreendedor da Ufes, localizado no campus de Goiabeiras. As pessoas interessadas devem inscrever suas propostas gratuitamente até o dia 10 de março.

O Programa de Incubação consiste em apoiar a criação, o desenvolvimento e a consolidação de empreendimentos que se proponham a desenvolver inovações ou agregar valor a processos, produtos e serviços. Os projetos selecionados utilizarão os serviços oferecidos pelo Espaço Empreendedor da Ufes, nos modos residente (que ocupa um espaço físico dentro da incubadora) e não residente.

Podem se inscrever estudantes de graduação e de pós-graduação, servidores técnico-administrativos em educação, professores e a comunidade externa; empresas constituídas e empresas juniores da Universidade que queiram incubar projeto de um novo processo, produto ou serviço; e empresas em fase de constituição, cujo modelo de negócio tenha caráter inovador.

Serão selecionadas 15 ideias ou propostas, independente do modo de incubação. O edital disponibilizará dez vagas para projetos originados na comunidade interna e cinco vagas para a comunidade externa.

O Programa de Incubação terá duração de 24 meses, podendo ser renovado por mais 12, mediante avaliação da gestão do Espaço Empreendedor. O edital completo está disponível no anexo desta matéria e na página da Inova Ufes.

Foto: Lídia Neves

Edital Nº 01/2025 - Espaço Empreendedor Ufes Categorias relacionadas Institucional

Setores da Ufes retornam ao horário regular de funcionamento nesta quarta-feira, 22. Confira!

ter, 21/01/2025 - 17:14
Setores da Ufes retornam ao horário regular de funcionamento nesta quarta-feira, 22. Confira! leandro.reis Ter, 21/01/2025 - 17:14 Compartilhe

As unidades acadêmicas e administrativas da Ufes que estavam em horário especial, devido ao recesso acadêmico, retornam ao funcionamento regular nesta quarta-feira, 22. A redução no horário de atendimento seguia a Portaria Normativa nº 209/2024, que tem como objetivo a diminuição nos gastos da Universidade no período de recesso, considerando os princípios da razoabilidade, economicidade e eficiência.

A partir desta quarta, os Restaurantes Universitários (RUs) retornam ao atendimento para almoço e jantar nos horários habituais: em Alegre, Goiabeiras e São Mateus, das 11 às 13h30 e das 17h30 às 19 horas; em Jerônimo Monteiro, das 11h30 às 13 horas; e em Maruípe, das 11 às 13h30. No campus de Goiabeiras, o Setor de Cadastro funcionará das 9h30 às 13h30 e das 16h30 às 19 horas.

Já o prédio da Biblioteca Central (BC) volta a abrir as portas nesta quarta, após a realização de serviços de manutenção durante o recesso acadêmico. Até esta sexta-feira, 24, a BC fica aberta das 7 às 19 horas. A partir do dia 27 de janeiro, o horário de funcionamento retorna ao período habitual, das 7 às 21 horas. A direção da BC informa, ainda, que o elevador do prédio segue em manutenção.

As galerias de arte (Galeria de Arte Espaço Universitário e Galeria de Arte e Pesquisa) e a Livraria da Ufes (que comercializa obras publicadas pela Editora da Ufes) também voltam aos seus horários regulares de funcionamento. O Planetário de Vitória segue com sua programação de férias até o dia 31 de janeiro, atendendo ao público de terça a quinta-feira, com apresentações das 14 às 17h45, e às sextas-feiras, das 14 às 19h30.

Com duas estreias na programação, o Cine Metrópolis reabre nesta quinta-feira, 23. Já o Teatro Universitário volta com atrações culturais no dia 11 de fevereiro, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses). O Museu de Ciências da Vida (MCV) segue fechado neste mês para serviços de manutenção e recuperação do acervo.

Categorias relacionadas Institucional

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000