Ação social “Lavar as mãos com sabão salva vidas”

Estudantes de graduação do Laboratório de Produção Farmacêutica do curso de Farmácia do CCENS/UFES, alunos de Iniciação Científica Júnior e alunos do grupo de pesquisa Cuidado Farmacêutico, em parceria com a empresa Júnior i9.Pharma, sob a orientação dos professores Genival Araújo Júnior e Janaina Villanova, realizaram a ação social “Lavar as mãos com sabão salva vidas”, no município de Alegre.

A ação ocorreu nos dias 26 e 28 de agosto e no dia 04 de setembro, em escolas de ensino básico e fundamental do município, atendendo a cerca de 800 crianças, com idade entre 03 e 09 anos. Abriram suas portas, em parceria com a atividade, o Instituto Educacional Santos Carvalheira (IESC), a escola Aquarela e a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ruth Alice.

Durante o evento, estudantes do curso de Farmácia apresentaram um teatro de fantoches, no qual o “menino” Zeca e sua mãe, falaram sobre a importância de lavar as mãos e, o “Farmacêutico”, ensinou a criançada sobre o jeito correto de lavar as mãos, sem desperdiçar água. A etapa da lavagem das mãos foi acompanhada pelos seis bolsistas e dois monitores do projeto de Iniciação Científica Júnior (PICJr) “Oficina dos tensoativos”, coordenado pela Profa. Janaina, desenvolvido com o apoio da FAPES (Edital 13/2018 - Programa de Iniciação Científica Júnior - PICJr). Na ação, foi utilizado o sabonete líquido produzido pela Empresa Júnior de Farmácia, i9.Pharma.

O retorno da ação foi imediato: no mesmo dia das visitas às escolas, mães postaram nas redes sociais, fotos e vídeos das crianças em casa, ensinado toda a família a lavar mãos, uma ação simples que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ajuda na prevenção de doenças e pode salvar vidas. Mais uma ação de sucesso, baseada na indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. É a UFES e o curso de Farmácia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população de Alegre.