Visite a semana nacional do MUSES - UFES

Ontem,17/05, aconteceu a abertura da da 14° Semana Nacional de Museus no MUSES, com a visita de alunos de várias escolas. A Semana terá atividades até o dia 20/05. As escolas que ainda não agendaram a sua visita podem entrar em contato que ainda dá tempo. Estão convidadas as escolas e comunidades da região do Caparaó e adjacentes.

Confira a programação deste ano:

17/05 - Terça-feira:

• 08h30 às 18h: Estudantes e professores do Ensino Médio e Ensino Fundamental II ciclo
  • 17h: Cerimonial de abertura da 14° Semana Nacional de Museus no MUSES

18/05 - Quarta-feira:

• 08h30 às 18h: Estudantes e professores do Ensino Fundamental
  • 18h às 21h: Estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

19/05 - Quinta-feira:

• 08h30 ás 18h: Estudantes e professores da Educação Especial e Educação Infantil

20/05 - Sexta-feira:

• 08h30 às 18h: Livre
  • 18h ás 21h: Estudantes e professores do EJA

21/05 – Sábado:

• 08h30 às 17h: Livre

Atividades que serão desenvolvidas ao longo da 14ª Semana Nacional de Museus:

• Visita guiada do acervo: Por meio das visitas monitoradas, o visitante tem a possibilidade de conhecer o acervo do MUSES, que conta com uma diversificada amostragem das áreas como a geologia, paleontologia, zoologia e botânica.
  • Espaço Lúdico: Este espaço comportará atividades para entreter e divertir o visitante ao mesmo tempo em que se aprende. Serão disponibilizados jogos educativos, além de comportar a lousa digital, que funciona como uma tela enorme de computador, podendo o visitante interagir com ela de forma divertida.
  • Por DENTRO das plantas: Com jogos e atividades interativas, os participantes vão aprender e testar seus conhecimentos sobre as plantas. Aqui serão abordados temas gerais sobre as plantas, aspectos da morfologia externa e interna da raiz, caule e/ou folha, bem como questões sobre flor, fruto e/ou semente.
  • MUSES Saúde: As doenças parasitárias representam sérios problemas para a sociedade. Pensando nisso, o MUSES Saúde aborda a temática sobre o mosquito Aedes aegypti, jogos lúdicos de parasitologia e o teste de limpeza das mãos, para enfatizar a importância do ato de prevenção e combate à doenças.
  • ESPAÇO MEMÓRIA: Consiste em acervo de documentos e entrevistas dedicados ao resgate da história e contribuição sócio-cultural da União dos Lavradores da Vala do Souza para o município de Jerônimo Monteiro e arredores.
  • MUSES Sensorial: Os acervos de zoologia, botânica e geologia do sensorial tem por iniciativa ampliar os canais perceptivos do indivíduo. Estarão expostas amostras para que o visitante possa "ver com as mãos, com o nariz e com os ouvidos", ampliando o conhecimento e a forma de aprendizado pessoal.
  • Desvendando o Espírito Santo: Você conhece as belezas naturais do Espírito Santo? Convidamos você para assistir conosco vídeos dos nossos principais monumentos naturais e culturais. Venha desvendar o Espírito Santo como você nunca viu!
  • Animais de feltro: Nesta oficina os visitantes terão a oportunidade de confeccionar seu próprio imã. Para isso, serão oferecidos diversos modelos de animais feitos em feltro como: aves, peixes, caranguejo, estrela do mar, entre outros. Ao final, poderão levá-lo como um lindo brinde do MUSES!
  • Brincando como nossos pais: Aqui você vai conhecer como seus pais brincavam e se divertiam quando eram crianças. Aprenda, também, a produzir brinquedos utilizando materiais encontrados em casa que podem ser reutilizados. Venha visitar o nosso stand!!!
  • Da folha a folha: uma experiência científico-cultural pela fabricação de papel. Você sabe de onde vem o papel? Inventado pelos Egípcios por volta de 2500 a.C., atualmente faz parte de quase todas as culturas. Venha aprender mais com a gente sobre sua origem e como reutilizá-los.
  • Maquetes e modelagens: As maquetes mostram a grandiosidade de paisagens naturais para as nossas mãos. Os modelos geológicos simulam eventos tectônicos no planeta Terra.
  • Mundo quilombola: Neste stand será apresentada a cultura do povo Quilombola que vive junto à Floresta Nacional de Pacotuba (Cachoeiro de Itapemirim - ES). Venha conhecer as músicas e aprender as danças típicas desta comunidade, além de confeccionar colares e pulseiras com uso de sementes e fios de algodão.

Agende já sua visita!

Telefones:

• muses.ufes [at] gmail.com ((link sends e-mail))

Página no Facebook:

Endereço:

• Av. Governador Lindemberg, 316, Centro
  • Prédio do NEDTEC (Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia) - Jerônimo Monteiro, ES
  • CEP: 29.550-000