Ufes lança portal de conteúdos para auxiliar nas atividades didático-pedagógicas remotas

A Ufes lançou nesta terça-feira, 18, o Portal Edutics, onde estão disponibilizados materiais de acesso livre em formato de videoaulas, artigos, podcasts, livros digitais, entre outros. A proposta é construir um acervo digital para auxiliar professores, estudantes e mediadores (tutores) nas suas atividades didático-pedagógicas remotas a partir das tecnologias de comunicação e informação. Neste momento, o portal cumpre a missão de contribuir para o apoio no desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), a ser realizado durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19.

Coordenado pela Superintendência de Educação a Distância (Sead), o conteúdo reunido no Portal Edutics é aberto e gratuito. A superintendente da Sead, Maria Auxiliadora Corassa, explica que a proposta de criação do site surgiu para atender uma necessidade específica dos cursos EaD, mas, em virtude da pandemia, o conteúdo foi adequado e ampliado para toda a comunidade acadêmica.

O portal é construído por meio de curadoria de conteúdos feita com critérios pedagógicos visando oferecer para os usuários alternativas relevantes de apoio ao ensino-aprendizagem. "A ideia é que esse portal seja alimentado de forma colaborativa, tanto com materiais produzidos pela Sead quanto por conteúdo indicado pelos docentes e pelos estudantes e mediadores”, afirma Maria Corassa.

Para organizentrevista em vídeo da superintendente da Seadar e supervisionar a seleção de conteúdos disponibilizados no portal, há um comitê editorial formado por professores e técnicos das pró-reitorias de Graduação (Prograd), Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e Gestão de Pessoas (Progep), do Laboratório de Design Instrucional (LDI) e do Setor de Tradução e Interpretação em Libras, além da Sead. Os conteúdos disponíveis até o momento priorizaram as atividades preparatórias do Earte e abordam temas como acessibilidade, objetos de aprendizagem, direitos autorais, direito de imagem, entre outros.

A interface do portal foi criada e desenvolvida pelo LDI, coordenado pela professora Letícia Pedruzzi, e teve a participação de estudantes e de outros professores do curso de Design. Segundo Letícia Pedruzzi, “a navegação pelos conteúdos pode ser feita a partir de três perfis (estudante, professor e mediador) que filtram as referências para oferecer material mais direcionado ao usuário. Também pode-se selecionar de acordo com categorias dos materiais por formatos e assuntos, para que o leitor encontre com facilidade o que procura e acesse no formato que prefere. Os materiais foram organizados de forma a apresentar imagem e resumo e, para facilitar a navegação, foram incluídas cores na sinalização das tags relativas aos filtros aplicados”.

Cursos

Dentre os assuntos disponíveis no portal, está o curso Criação de videoaulas (veja detalhes abaixo), que ensina a planejar, gravar, editar e disponibilizar aulas on-line. Segundo o assistente de audiovisual da Sead e organizador do projeto, Luiz Gustavo Casagrande, as técnicas ensinadas nos tutoriais baseiam-se na utilização de softwares livres, para que sejam o mais acessível possível, possibilitando que mais pessoas tirem proveito do material.

Outro exemplo de conteúdo que pode ser acessado no Portal Edutics é a Capacitação para uso das ferramentas e aplicativos G-Suite for Education, que aborda recursos como o Google Meet, o Google Drive, o Google Agenda e outros aplicativos de uso compartilhado, como Google Documentos, Formulários e Apresentações.

Os cursos são realizados com suporte pedagógico da Sead e material didático desenvolvido pelo LDI. Veja mais informações:

Criação de videoaulas: planejamento, gravação e edição

Promoção e certificação: Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DDP/Progep)
Realização: Superintendência de Educação a Distância – Sead (suporte pedagógico) e Laboratório de Design Instrucional – LDI (desenvolvimento de material didático)
Período: 25/08/2020 a 25/09/2020
Vagas: 250 (já preenchidas)
Horário: livre
Modalidade: EaD com tutor
Avaliação: sim
Certificado: sim, apenas para os inscritos
Local de realização: Plataforma Google Classroom Ufes
Os demais interessados podem acessar todos os conteúdos a partir do portal Edutics, que são autoexplicativos. Nesse caso, não há tutoria ou certificado.

G Suite para suporte ao ensino na Ufes

Promoção e certificação: Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DDP/Progep)
Carga horária: 20 horas
Modalidade: autoinstrucional sem tutor. A Sead mediou a capacitação inicial de 30 pessoas, de modo que há, pelo menos, uma em cada centro de ensino para oferecer apoio aos que fazem o curso
Inscrições contínuas: inscricao.ufes.br
Vagas: 150 vagas por turma, sem limite de turmas (a cada 150 pessoas inscritas, fecha-se uma turma e, automaticamente, abrem-se inscrições para outra)
Avaliação: sim
Certificado: sim, apenas para os inscritos
Os conteúdos ficam disponíveis no portal Edutics e são de livre acesso. Nesse caso, não há certificação, mas haverá também o apoio de pelo menos uma pessoa da capacitação inicial em cada centro de ensino.

Publicado originalmente no Portal Ufes