Ufes – Campus Alegre aprova 18 projetos no edital “+Pesquisa AgroCapixaba”

Dos 90 projetos de pesquisa que tiveram o financiamento aprovado, 31 serão desenvolvidos pela Ufes, sendo que 18 serão desenvolvidos pelos docentes do Campus de Alegre (veja lista abaixo).

O edital “+Pesquisa AgroCapixaba” é o primeiro fruto do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 3), resultado do diálogo do governo com os produtores. Os projetos vão subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, a elevação da renda dos produtores, o adensamento dos arranjos produtivos, a conservação do solo e o uso racional da água.

Esta ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e Fapes, visando o aumento da produtividade, além de promover o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais e agregar valor à produção.

Os projetos escolhidos serão executados em oito instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo e desenvolvidos em 10 temas: Fruticultura; Mamão; Cafeicultura; Produção Animal; Pipericultura (pimenta-do-reino); Silvicultura e Sistemas Integrados de Produção; Culturas Alimentares e Floricultura; Aquicultura e Pesca; Água, Solo e Agricultura de Baixo Carbono; e Agroecologia e Agricultura Orgânica.

As linhas de pesquisa foram definidas a partir das demandas identificadas na série de debates realizados em mais de 50 oficinas de trabalho em torno dos principais arranjos produtivos da agropecuária capixaba ao longo de 2016.

O resultado final do edital pode ser conferido no link: https://fapes.es.gov.br/Media/fapes/Importacao/Arquivos/EditaisResultados/Edital_FAPES-SEAG_06-2015_Agro_Homologado_Instrucoes_09dez2016.PDF

Conheça os projetos da Ufes – Campus de Alegre que foram aprovados:

Fruticultura (mamão)
Adilson Vidal Costa (Alegre) - Desenvolvimento e avaliação do efeito de novos triazóis a partir do eugenol como método alternativo de controle fitossanitário.

Cafeicultura
Edvaldo Fialho dos Reis (Alegre) - Manejo racional da água na cafeicultura irrigada utilizando rede de sensores sem fio.

Paulo Cezar Cavatte (Alegre) - Fenotipagem de alto rendimento de atributos fisiológicos para seleção indireta de clones de Coffea canephora com potencial de tolerância à seca.

Marcelo Antonio Tomaz (Alegre) - Tolerância diferencial e responsividade à seca de genótipos melhorados de café Conilon em altitude de transição.

Samuel de Assis Silva (Alegre) - Qualidade potencial do café conilon produzido em diferentes ambientes no Sul do Estado do Espírito Santo.

Willian Bucker Moraes (Alegre) - Efeito de diferentes condições ambientais sobre a ferrugem e desenvolvimento do cafeeiro conilon face às mudanças climáticas globais.

José Francisco Teixeira do Amaral (Alegre) - Manejo consorciado de cafeeiro biodiverso: alterações agronômicas, fisiológicas e nutricionais como medidas mitigadoras aos estresses climáticos.

Silvicultura e sistemas integrados de produção

Gilson Fernandes da Silva (Alegre) - Avaliação econômica de diferentes modelos de sistemas silvipastoris.

Ivan Jannotti Wendling (Alegre) - Produtividade e qualidade de pastagem de capim-marandu recuperada por diferentes modelos de sistemas silvipastoris.

Jose Eduardo Macedo Pezzopane (Alegre) - Alterações microclimáticas e respostas fisiológicas dos estratos vegetais em diferentes modelos de sistemas silvipastoris.

Fabricio Gomes Gonçalves (Alegre) - Extração de taninos em cascas de eucalipto cultivado em ambientes contrastantes para produção de adesivo.

Renato Ribeiro Passos (Alegre) - Potencial de uso de biocarvão como condicionador do solo e na produção de eucalipto.

Pedro Gutemberg de Alcantara Segundinho (Alegre) - Desenvolvimento de calços colados a partir de resíduos sólidos de madeira de eucalipto provenientes de serrarias.

Marcos Vinicius Winckler Caldeira (Alegre) - Morfogênese in vitro de explantes juvenis e adultos de braúna (Melanoxylon brauna) e jacarandá caviúna (Dalbergia nigra), espécies da Floresta Atlântica.

Elzimar de Oliveira Gonçalves (Alegre) - Propagação assexuada de espécies arbóreas nativas da Floresta Atlântica.

Culturas alimentares / floricultura

Adésio Ferreira (Alegre) - Seleção de genótipos de Manihot esculenta visando a sustentatbilidade da agricultura familiar do Estado do Espírito Santo.

Marcia Flores da Silva Ferreira (Alegre) - Caracterização molecular e bioquímica de coleção capixaba de germoplasma de feijão, mandioca e milho.

Água, solo e agricultura de baixo carbono

Diego Lang Burak (Alegre) - Insumos biológicos e adubação verde na recuperação de pastagens degradadas.

Parabéns aos docentes que submeteram suas propostas e aos projetos contemplados. Com certeza, é um resultado merecedor de destaque e relevância para o Campus de Alegre.

Fonte: ufes.br