Sucesso na Cooperação de Pesquisa entre a UFES-Campus Alegre e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, Portugal.

As produções científicas não param nesta cooperação luso-brasileira de sucesso. Em 2016 foi publicado um livro, com a parceria DCFM/UFES e UTAD, intitulado "Emissão de Gases e Sequestro de Carbono em Sistemas Florestais".

No final de 2016, com orientação do professor Nilton Cesar Fiedler (DCFM) e coorientação do professor Christiano Pinheiro (DERU), o atual professor, Flavio Cipriano de Assis do Carmo (UFCG), defendeu a sua tese de doutorado no PPGCF/UFES em Jerônimo Monteiro. Na banca estiveram presentes os professores José Luiz Penetra Cerveira Lousada (UTAD/Vila Real), Stanley Schettino (UFMG) e Luciano José Minette (UFV).

Além das publicações, agora em 2017, a tese de doutorado do professor Flávio tem uma parte que está sendo transformada em patente. Trata-se de um filtro que permite a quantificação dos gases produzidos em motores a diesel utilizando equipamento de quantificação específico para ciclo otto. O filtro foi desenvolvido em Alegre com a supervisão do Professor Christiano Pinheiro e contou com o apoio dos professores Audrei Giménez Barañano, Engenheira Química (DERU), Pedro Alves Bezerra Morais, Farmacêutico (DQF) e, pelos discentes Eduardo Amorim Benincá (Licenciatura em Física) e Fernando Lins Noé (Engenharia Química). Os testes do filtro foram realizados na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, Portugal sob a supervisão do professor José Luís Penetra Cerveira Louzada e do professor Nilton Cesar Fiedler. Muitas produções estão por vir nessa parceria, inclusive uma segunda patente que está em fase de testes.