Seminário de Física "Uso de Smartwatches para Medições Físicas", dia 04/10

O seminário será realizado no dia 04/10/2017, quarta-feira, das 16h às 17h, no auditório do Prédio Central e ministrado pelo Prof. Dr. Roberto Colistete Jr. do Departamento de Química e Física, UFES-Alegre

Os Smartwatches (relógios inteligentes) são itens de consumo há poucos anos, com estimados 100 milhões de unidades vendidas até o momento. A maioria dos smartwatches tem alguns sensores físicos, como acelerômetro, giroscópio, magnetômetro, sensor de luz, sensor de frequência cardíaca, GPS, etc. Será abordado o potencial uso de parte desses sensores para medições físicas, quer sejam no braço do usuário ou em experimentos de Física em laboratório ou sala de aula. Esse seminário também visa promover pesquisa futura na forma de subprojetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso por parte de alunos de Física, Computação, etc, e o professor.