Projeto Mulheres Empreendedoras Individuais do Querosene (MEIQUE)

O projeto Meique é um dos projetos desenvolvidos pela Enactus UFES de Alegre, cujas ações são registradas na Proex (n°1660), sendo as Professoras Larice Andrade (Departamento de Computação– CCENS) e Damaris Guimarães (Departamento de Engenharia Rural – CCAE) as coordenadoras. Os projetos desenvolvidos pela Enactus apresentam como objetivo principal o empreendedorismo social e, dentre eles, está o projeto Meique o qual vem sendo desenvolvido há, aproximadamente, um ano em parceria com a Associação 7 Montes. Esse projeto tem como objetivo geral incentivar a reciclagem correta do óleo residual de cozinha, produzindo sabão, para gerar renda para as famílias das mulheres colaboradoras, todas residentes no Morro do Querosene, localizado em Alegre/ES.

Nesse contexto, é trabalhado com elas noções de liderança, empreendedorismo, marketing e finanças. Diante da atual situação de pandemia de COVID-19, parte das ações do projeto foram reprogramadas. Nesse contexto, como agentes saneantes são fundamentais no combate ao novo corona vírus, surgiu a ideia de se produzir o “Sabão Solidário”. A iniciativa partiu das colaborados do projeto, as quais abriram mão da renda que tinha com a venda do sabão e decidiram destinar parte da produção para doar às famílias carentes da cidade de Alegre. Assim foram montados kits compostos por 2 litros de sabão líquido, 2 unidades de sabão em barra e um pote de sabão pastoso. No momento das entregas, juntamente com os kits, a população recebia um panfleto informativo sobre as formas de utilização de alguns itens importantes no combate ao novo corona vírus. Essa campanha atendeu a 50 famílias no final de abril e início de maio deste ano.

Devido à receptividade da população e também à repercussão positiva que a campanha “Sabão Solidário” teve, no mês de junho, os alunos do time Enactus UFES de Alegre se juntaram aos alunos do Time Enactus UFES de Vitória e, com isso, o projeto ganhou mais parceiros e mais doações. Desta forma, a campanha foi ampliada e passou a se chamar “Mais que um sabão”. Nessa etapa, além do sabão líquido e em barra produzidos pelas colaboradoras do MEIQUE, os kits de higiene também continham álcool em gel (doado pela Enactus UFES de Vitória), água sanitária e detergente (doados pela Central Única das Favelas de Vitória) e, com o dinheiro das doações, outros itens de higiene pessoal foram adicionados aos kits. Como esta segunda etapa do projeto contou com a parceria do time Enactus de Vitória, dos 300 kits montados, metade foi enviada para distribuição na capital.

Saiba mais sobre esse projeto entrando em contato com o time Enactus pelo email enactusufes [at] gmail.com ou com a Prof. Damaris Guimarães pelo email guimaraes.damaris [at] yahoo.com.br. Além disso, as atividades do Meique podem ser acompanhadas nas redes sociais (Instagram: @projetomeique e Facebook: MEIQUE – Mulheres Empreendedoras do Querosene).