Palestra sobre Inteligência de Processos: identificando desafios e tendências

O Programa de Pós-Graduação de Engenharia Química convida para a palestra “Inteligência de Processos: identificando desafios e tendências” a ser proferida pelo Pesquisador Thiago de Sá Feital, doutor em Engenharia Química. O evento será realizado no Auditório do Prédio Administrativo na UFES/Campus de Alegre, no dia 24 de maio de 2016 às 8h30min.

RESUMO: A inteligência de processos pode ser interpretada como a chave para a transformação de dados operacionais em dados inteligentes. Esta transformação começa a penetrar o setor industrial, provocando a chamada quarta revolução industrial. Atividades de operação e manutenção (O&M) passam a contar com modelos matemáticos, predições e otimizações, baseados em dados online e em tempo real, que são cada vez mais frequentes, volumosos e variados. Por conta desse novo cenário, diversos conceitos têm convergido, como Big Data, Cloud Computing, Internet of Things e Cyber-Physical Systems, e dão origem a uma nova indústria avançada, a indústria 4.0. Os engenheiros precisam estar atentos aos novos desafios e tendências dessa realidade, que tem inteligência de processos no centro da discussão.

O palestrante possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente, participa de projetos de pesquisa e desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de dados, modelagem estatística e monitoramento de processos químicos. Além disso, desempenha a atividade de pesquisador e gerente de projetos na OptimaTech, que é uma empresa de tecnologia localizada na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.