NUPESAN promove encontro com representantes da sociedade civil

O Núcleo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional – NUPESAN, coordenado pelo professor nutricionista Wagner Miranda Barbosa, promoveu no último dia 22/04 uma reunião com representantes da sociedade civil para informações sobre o andamento da pesquisa intitulada: “Saúde e Estado Nutricional em adolescentes praticantes de atividade física superviosonada: um olhar sobre o Alegrense Futebol Clube”.

A reunião contou com a presença de pais e de crianças participantes do projeto que é realizado desde abril de 2018 na cidade de Alegre-ES. Segundo a bolsista do projeto que é apoiado pela PRPPG/UFES, a estudante de nutrição Liz Salcedo, a alta prevalência de Insegurança Alimenta e Nutricional (51% das famílias)  pode ser exemplificada pelo alto consumo pelos adolescentes de alimentos ricos em açúcar, uma situação preocupante do ponto de vista de desenvolvimento de doenças crônicas como a obesidade, Diabetes Mellitus, hipertensão arterial, dentre outros.

O encontro contou ainda com uma breve descrição dos principais achados de indicadores antropométricos e indicadores socioeconômicos. Houve também a troca de informações entre os pesquisadores e os participantes, assim como recomendações que possam promover hábitos alimentares saudáveis.

Ao final, houve uma confraternização com um lanche ofertado pela empresa Júnior de Nutrição NutrESul Jr®.

Informações: wagner.barbosa [at] ufes.br / (28) 3552 8673