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CCAE e CCENS

Divulgação de Materiais

  • PROJETOS DE ESTUDO DE ACESSIBILIDADE NO CAMPUS DE ALEGRE

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO - ÁREA DE ENSINO NO CURSO DE FISICA

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – UFES/ALEGRE e CONVERSANDO SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL.

Através de um projeto de ensino em acessibilidade foi organizado I Encontro de Educação Inclusiva no Campus de Alegre e um site (Física além da visão) com o objetivo de disponibilizar/indicar alguns recursos didáticos relacionados ao ensino de física.

Coordenação: Professora Angelita Vieira de Moraes

 

LIBRAS e ACESSIBILIDADE

  • Cursos de Libras para a Comunidade
  • Curso de formação para professores de Libras
  • Palestras

Coordenação: Professora Aline de Menezes

 

RELATÓRIO DAS OBRAS DE ACESSIBILIDADE DO CAMPUS DE ALEGRE 

PROJETO DE SINALIZAÇÃO SUL CAPIXABA

Coordenador: Erivelton Costa Souza – Subprefeito Universitário

 

  • ENCONTROS DE ACESSIBILIDADE

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – UFES/ALEGRE - PROGRAMAÇÃO

 

V SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL / XVI SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UFES - PROGRAMAÇÃO

Tema: "Direito à Educação e Educação especial na Perspectiva Inclusiva em tempos de crise"
Data do evento: 17 a 20 de setembro de 2018

 

I CONFERÊNCIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UFES

1ª Conferência de Ações Afirmativas da UFES se constitui a partir do marco histórico da existência desta primeira década de políticas de cotas na Universidade (2008-2017).

A Conferência é organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania, por meio do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos, em um processo de construção coletiva e dialógico com Coletivos Estudantis, Núcleos de Pesquisa, Grupos de Extensão, Centros de Ensino, Pró-Reitorias, Colegiados de Cursos, Programas de Pós-graduação, Entidades Representativas, Organizações da Sociedade Civil e de Movimentos Sociais.

A Conferência tem por objetivo construir uma agenda afirmativa para indígenas, quilombolas, negros/as, mulheres, LGBTI+, pessoas com deficiência e população do campo que seja norteadora  para as práticas no âmbito da universidade. O seu público alvo são estudantes, técnico-administrativos, docentes e gestores dos diversos campi da UFES, além de representantes de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais.

Data 28 a 31 de agosto de 2018 - campus de Goiabeiras
 
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  • LINKS EM ACESSIBILIDADE

Sugestões de artigos para leitura que envolve o ensino de Física para deficientes visuais nas diversas áreas da Física.

Cartilha de acessibilidade na web 

MEC – Acessibilidade

Instituto Benjamin Constant, no RJ,  é um órgão singular, dotado de autonomia administrativa limitada, ligado diretamente ao Gabinete do Ministro de Estado da Educação. Centro de referência nacional na área da deficiência visual.

Sugestões de 10 filmes que abordam inclusão 

 

  • REVISTAS

Revista de Educação Especial 

A Revista Educação Especial tem como finalidade veicular somente artigos inéditos na área de Educação Especial, provenientes de pesquisas e práticas articuladas no campo. A Revista é organizada em sessões de Dossiê, Demanda Contínua, sendo que os três primeiros números do ano atendem à demanda do fluxo contínuo e o quarto número do ano é organizado na forma de Dossiê Temático. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal, mas os textos podem também ser escritos em inglês, espanhol e francês. A Revista Educação Especial não realiza cobranças para submissão de artigos, bem como para sua publicação.

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm [at] gmail.com (revistaeducacaoespecial.ufsm [at] gmail.com)

 

Revista Brasileira de Educação Especial ( Rev. bras. educ. espec.) 

Publicação trimestral mantida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, que foi criada em 1993, na cidade do Rio de Janeiro, durante a realização do III Seminário de Educação. A Revista tem como o objetivo a disseminação de conhecimento em Educação Especial e periodicidade trimestral. Publica artigos originais, principalmente, de pesquisa, porém abrindo espaço para ensaios, artigos de revisão e resenhas.

E-mail: revista [at] abpee.net

 

  • MATERIAL PARA OS PROFESSORES

- NUPI- Orientações para professores de estudantes com baixa visão

- NUPI- Orientações para professores de estudantes com deficiência auditiva

ARTIGO - A inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Centro  Universitário Unievangélica

- LIVRO - Inclusão e Educação: construindo práticas educativas inclusivas-2015

Este livro e as autoras que nele escrevem trabalham na perspectiva de perceber a inclusão escolar como um processo que se dá a partir das possibilidades apresentadas pelas relações que se estabelecem entre os sujeitos e o professor, e não daquilo que, num primeiro olhar, é visto como falta. Aborda as políticas de inclusão e apresenta entrevistas com professores/profissionais/pesquisadores com subsídios para lidar com as especificidades educativas do sujeito a partir de suas deficiências. Finalizando, aponta possibilidades de práticas pedagógicas nos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão das Universidades.

- ARTIGO-Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência-2018

O artigo apresenta um breve resgate das políticas públicas referentes à acessibilidade de alunos com necessidades educacionais especiais, especialmente, na Educação Superior. Segundo objetivo do artigo é verificar como os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais de uma Instituição Pública de Educação Superior, de uma cidade no interior do Paraná, percebem as reais condições de acesso e permanência na universidade e correlacionar isso às políticas públicas alusivas ao Ensino Superior. 

- ARTIGO - Estudantes com deficiência no ensino superior: trajetórias escolares, acesso e acessibilidade-2018

O artigo descreve a acessibilidade na educação  e a trajetória escolar no relato de uma aluna com baixa visão e sua vitória no ensino superior.

 

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