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CCAE e CCENS

Apresentação

O Núcleo de Acessibilidade da UFES (NAUFES) foi criado por meio da Resolução nº 31/2011 do Conselho Universitário como proposta do então Secretário de Inclusão Social, Prof. Antônio Carlos Moraes, com a finalidade de coordenar e executar as ações relacionadas à promoção de acessibilidade e mobilidade, bem como acompanhar e fiscalizar a implementação de políticas de inclusão das pessoas com deficiência na educação superior, tendo em vista seu ingresso, acesso e permanência, com qualidade, no âmbito universitário.

Quem é o público atendido pelo NAUFES?

  • Pessoas com deficiência;

  • Pessoas com Transtornos do Espectro Autista;

  • Pessoas com síndromes que ocasionam agravos de natureza física, motora ou intelectual;

  • Pessoas com transtornos funcionais.

  • Pessoas com altas habilidades / superdotação

Definição das deficiências

  • Conforme o Decreto Federal 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004, pessoas com deficiência são as que se enquadram nas seguintes categorias:

Deficiência Física

  • Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

Deficiência Auditiva

  • Perda bilateral, parcial ou total, de 41 dB ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000HZ e 3.000HZ.

Deficiência Visual

  • Cegueira, na qual a acuidade visual seja igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60º; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.

Deficiência Intelectual

Funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas

Deficiência Múltipla

  • Associação de duas ou mais deficiências.

Transtornos:

Em relação aos Transtornos, são considerados pela Política Nacional de Educação Especial de 2008 - para efeito de atendimento.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

  • Pessoas com Autismo e Síndromes do Espectro Autista.

 

Transtornos Funcionais

  • Segundo a PNEE (2008) os transtornos funcionais específicos são:

  • Dislexia - é uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração

  • Disortografia - traçado incorreto da letra, lentidão, alteração no espaço, sujeira e falta de clareza na escrita

  • Disgrafia - é uma deficiência na habilidade para escrever primeiramente em termos de caligrafia, mas também em termos de coerência

  • Discalculia - é definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números

  • Transtorno de Atenção - as características marcantes desse tipo de transtorno são a facilidade de distração com devaneios frequentes (imaginação "viajante")(são conhecidos como distraídos e vivem imaginando coisas), desorganização, procrastinação, esquecimento e letargia/fadiga.

  • Hiperatividade - é um transtorno caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando prejuízos a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente em casa e na escola/trabalho)

Quais são os serviços oferecidos pelo NAUFES?

  • Monitor ledor/transcritor

  • Monitor Guia e/ou Auxiliar na mobilidade reduzida por motivo de alguma deficiência

  • Intérprete de Libras

  • Estudo Individual com monitor de acessibilidade

  • Adaptação de materiais

  • Apoio pedagógico

Transparência Pública
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