A i9-Pharma comemora seu primeiro ano

A i9-Pharma, Empresa Júnior do curso de Farmácia do CCENS/UFES, comemora seu primeiro ano. A EJ, primeira de Farmácia a ter CNPJ próprio, localizada no estado do Espírito Santo, foi criada a partir de uma demanda dos estudantes do curso de Farmácia do CCENS/UFES, apoiada pela FAPES, tendo sido contemplada no Edital No 04/2018, de Apoio a Empresas Juniores.

Por ser a única Empresa Júnior de Farmácia no Sul do Espírito Santo, a i9-Pharma busca preencher uma lacuna existente no mercado, no que diz respeito à oferta de serviços e produtos farmacêuticos de qualidade, para toda a população capixaba, cumprindo um papel social e econômico importante, local e regionalmente. Todo o processo de criação da i9-Pharma respeitou a Lei No 13.267 de 06 de abril de 2016 e acata, na íntegra, a Resolução No 10/2019, do Conselho Universitário da UFES, legislações que tratam da organização e criação das EJs nos âmbitos Federal e Institucional.

O projeto de criação da i9-Pharma se encontra devidamente registrado na Pro-Reitoria de Extensão (PROEx, Projeto 0134), a fim de oferecer aos seus membros, certificados de participação em atividades de caráter extensionista, como voluntários.

A i9-Pharma é gerida por um grupo de acadêmicos, sendo a atual gestão presidida pelo estudante do 4º período de Farmácia, Gabriel Cunha. Os membros desempenham todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento e comercialização de produtos, bem como aos demais projetos em implantação na EJ, sob a orientação das coordenadoras acadêmicas e Professoras do curso, Janaina Villanova, Juliana Severi, Juliana Resende e Délia Moreira Chaves. A criação da EJ foi apoiada também pela Coordenação do curso e pela Direção do CCENS/UFES. Além dos membros permanentes, a i9-Pharma seleciona, entre os discentes de Farmácia, trainees para participação temporária em projetos da empresa, mediante o lançamento de Editais.

As atividades administrativas da i9-Pharma acontecem no espaço de coworking das EJs no campus Alegre, enquanto as demais são realizadas no Laboratório de Produção Farmacêutica, coordenado pela Profa. Janaina Villanova. Além de proporcionar um ambiente de aprendizado diferenciado e fomentar o empreendedorismo, a participação dos estudantes na EJ, fornece noções de gestão e liderança e, estimula a formação de habilidades relacionadas à comunicação, ética, respeito, compromisso, responsabilidade e empatia. Ainda, visa despertar comportamento crítico e reflexivo e, cuidado com o meio-ambiente e estimular o voluntariado, através da realização de ações sociais no município.

A produção e comercialização de produtos de higiene e saneantes e comercialização para pequenos negócios locais, como restaurantes, lanchonetes, consultórios e clínicas, é o primeiro serviço prestado pela i9-Pharma. A promoção de palestras, workshops, minicursos e cursos para a comunidade acadêmica, com certificação de carga horária, é outra atividade que já vem ocorrendo, desde 2018/2.

A carta de serviços da i9-Pharma está sendo implantada aos poucos e inclui a oferta dos seguintes produtos e serviços: promoção de minicursos, cursos de atualização e ações sociais para membros da sociedade; elaboração e oferta de capacitação in loco, em diferentes segmentos e sob demanda, para Farmácias Magistrais, Drogarias, Laboratórios de Análises Clínicas, Indústrias, Hospitais e demais locais onde haja atuação do Farmacêutico; oferta de consultoria regulatória na área de saúde; desenvolvimento de formulações de medicamentos e cosméticos para os segmentos magistral e industrial; desenvolvimento de produtos farmacêuticos de uso exclusivo em veterinária (para animais de companhia); realização e terceirização de análises de controle de qualidade físico-químico em insumos farmacêuticos e produtos acabados; realização e terceirização de análises de controle de qualidade biológico, inclusive controle de qualidade microbiológico de água; gestão de estoque em Drogarias e Farmácias Magistrais; realização de projetos oriundos de demandas específicas, tais como Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde e de Resíduos de Medicamentos de Uso Doméstico; e, outros sob consulta.

Para entrar em contato com a i9-Pharma, use o email (i9.pharma [at] gmail.com) e as redes sociais (Instagram: @i9.pharma e Facebook: i9-Pharma).