HERPETORAMA - "Herpetologia para Todos" - 2019

‘Herpetologia para Todos’, o que isso significa? Nesse modelo de evento científico, traremos conteúdo de informação e de capacitação! Além dos valores super acessíveis, através do conteúdo online exclusivo, todos os inscritos poderão ter acesso à Herpetorama de qualquer lugar do Brasil, assistindo no conforto de seu lar!

HERPETORAMA - "Herpetologia para Todos" - 2019

INSCRIÇÕES: https://www.herpetocapixaba.com.br/herpetorama2019

PROGRAMAÇÃO NA UFES ALEGRE

DIA 01 - Terça-feira

Minicurso: Identificação de anfíbios e répteis da herpetofauna capixaba - 14:00h - 18:00h

Responsável: Juciana Andrade (Diretora educacional HC. Graduanda em Ciências Biológicas, UFES - Alegre)

Local: Laboratório de zoologia - Prédio Novo (PN)

Descrição: De forma teórica e prática  esse mini curso tem intuito de mostrar a diversidade de anfíbios e répteis do Espírito Santo,  diferencia-los em níveis taxonômico e ressaltar características morfológicas. Sendo assim, os participantes serão capazes de distinguir por exemplo sapos, rãs e pererecas assim como serpentes peçonhentas e não peçonhentas.

N° vagas: 15

Material: vestimenta apropriada para laboratório (jaleco, calça, sapato fechado).

Área: Capacitação em Zoologia. Subárea: Taxonomia

Palestra: Depois do campo: coletei e agora, como proceder?​ - 19:00h-20:00h

Palestrante: Eliza Hehr, Equipe Geral HC. Graduando em Medicina Veterinária, UFES- Alegre

Local: Sala 03 PN

Descrição: Palestra destinada a descrever os principais procedimentos a serem realizados com a herpetofauna depois da coleta em campo para desenvolvimento de pesquisas científicas como realizar boa contenção, coleta de material biológico, processos de fixaçao e eutanásia.

N° vagas: 40

Área: Educação em Zoologia. Subárea: Utilização e bem-estar animal

Palestra: Desmistificando a herpetofauna: De medos e lendas a importância ecológica e médica - 20:00h -22:00h

Palestrante: Erlan Pirovani, Diretor Técnico HC. Graduando em Ciências Biológicas, UFES - Alegre

Local: Sala 03 PN

Descrição: Desde primórdios da história da humanidade, animais como serpentes e sapos são retratados como algo ruim ao meio que nos cerca, portanto serão debatidos assunto que envolvem medos, mitos e lendas sobre esses animais, em contra partida entenderemos a importância dos mesmos no meio ambiente e como a humanidade se beneficia através deles.

N° vagas: 40

Área: Educação em Zoologia. Subárea: Etinozoologia

DIA 02 - Quarta-feira

Oficina: Confecção de brinquedos com materiais recicláveis - 12:00h - 1400h

Responsável: Augusto Tozani. Colunista HC. Graduando em Ciências Biológicas, UFES - Alegre.

Descrição: Uma forma de conscientização em relação ao meio ambiente é através da reciclagem, sendo assim, a oficina oferece a oportunidade de capacitação na produção de brinquedos voltados para herpetologia confeccionados a partir de materiais recicláveis como garrafa pet, que poderão ser utilizados como algo lúdico para educação ambiental com crianças.

Local: Sala 7 PN

N° Vagas: 15

Área: Capacitação em Biologia Geral. Subárea: Educação Ambiental

Oficina: Origami - 18:00h - 20:00h

Responsável: Juciana Andrade. Diretora educacional HC. Graduanda em Ciências Biológicas, UFES - Alegre.

Local: Sala 8 PN

Descrição: Técnicas de dobraduras em papel que serão utilizadas para confecção de animais como sapos, lagartixas, tartarugas, serpentes e jacarés afim de levar aos participantes uma sugestão para educação ambiental com diferentes públicos, já que para a execução dos origamis as  técnicas possuem níveis de fácil a moderado.

N°  Vagas: 15

Material: régua e tesoura (não obrigatório).

Área: Capacitação em Biologia Geral. Subárea: Educação Ambiental

Palestra: Serpentes peçonhentas: características e prevenção de acidentes ofídicos - 20:00h - 22:00h

Responsável: Erlan Pirovani. Diretor Técnico HC. Graduando em Ciências Biológicas, IFES - Alegre.

Local: Sala 11 PN

Descrição: É de extrema importância saber o que deve ser feito em caso de acidentes ofídicos, qual tipo de veneno e como ele age no organismo e também como evita-los através de informações sobre o comportamento das espécies e locais propícios onde podem ser encontradas.

N° Vagas: 40

Área: Educação em Zoologia. Subárea: Epidemiologia