GESAN realiza Formação para Conselheiros em Cachoeiro de Itapemirim

O GESAN ministrou o Curso "Formação em Segurança Alimentar e Nutricional, Direito Humano à Alimentação Adequada e Participação Social", destinado aos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cachoeiro de Itapemirim (CONSEAN), no dia 06 de julho.

Os integrantes do GESAN foram representados pelo Prof. Alcemi Barros e pela acadêmica de Nutrição Thamires Fontoura. O curso é parte integrante do Projeto de Extensão intitulado “Participação e Mobilização Social nas Políticas Públicas de SAN/DHAA”, um dos projetos desenvolvidos pelo grupo.

A atividade teve duração de 8 horas e aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), na Ilha da Luz, C. de Itapemirim. O curso abordou conceitos básicos relacionados ao tema, a importância dos conselhos como instrumentos de controle social, além do funcionamento dos Equipamentos Públicos relacionados à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

O público presente foi composto por representantes de Cooperativa de Agricultores Familiares, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Associações de Moradores, APAE, representantes da Diocese, além de profissionais e gestores das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação Assistência e Desenvolvimento Social, Agricultura, como
Nutricionistas, Assistente Social e Veterinário.

Os participantes avaliaram positivamente a experiência, destacando a metodologia utilizada, as informações trabalhadas e a motivação gerada para o conselho exercer a participação e o controle social da Política de SAN no município. Também destacaram a importância da Universidade estar
mais próxima às comunidades com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, dialogando com as realidades locais e proporcionando contribuições efetivas como a atividade realizada.

Cabe ressaltar que compete ao CONSEAN-Cachoeiro propor e deliberar sobre as diretrizes, os projetos e as ações prioritárias da Política de SAN a serem implementadas pelo governo municipal. O órgão é formado por 18 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, sendo 2/3 representantes da sociedade civil organizada e 1/3 do Poder Executivo Municipal.