Estágio Supervisionado em Dispensação encerra suas atividades práticas do 1º semestre/2019

Encerraram-se no último dia 10 de junho de 2019 as atividades práticas do terceiro ciclo de alunos que realizaram o Estágio Supervisionado em Dispensação na Farmácia Básica Municipal de Alegre. Ao todo 21 alunos, divididos em 6 grupos,do curso de farmácia da Universidade Federal do Espírito Santo/Alegre-ES puderam usufruir do convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Alegre desde março de 2018.

Nesse novo modelo, os alunos foram supervisionados em período integral pelos farmacêuticos Lívia Gonçalves Raggi e Friedemann Berger, profissionais técnico-administrativos da UFES, disponibilizados exclusivamente para essa finalidade garantindo assim a qualidade e a humanização no atendimento.

Os alunos participaram de atividades e discussões teóricas relacionadas às normas sanitárias vigentes sobre prescrições, financiamento dos medicamentos da Assistência Farmacêutica Básica, treinamento no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), entre outras.

No campo prático, os alunos realizaram diariamente atendimentos à população, exercendo ações na dispensação de medicamentos além de instruir os usuários sobre a forma correta de manter os medicamentos em casa, armazenando-os corretamente e como descartá-los de forma adequada, quando necessário. Foram realizados em torno de 5000 atendimentos com uma média de 87 pacientes/dia.

A coordenação do curso de farmácia, através da Comissão para Assuntos da Farmácia Universitária (CAFU), tem trabalhado para que, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde,sejam realizadas adequações na Farmácia Básica para que a mesma possa ser também caracterizada como Farmácia Universitária, atendendo à nota técnica 01/2016 do Conselho Federal de Farmácia e do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias.