Curso de Engenharia Industrial Madeireira tem logomarca oficial

O curso de Engenharia Industrial Madeireira do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da UFES agora tem uma logomarca oficial.

A escolha da logomarca foi homologada na reunião ordinária do Colegiado do Curso realizada no último dia 05 de outubro, após a realização de um concurso organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Industrial Madeireira e pelas professoras Rejane Costa Alves (Subcoordenadora do Curso) e Ana Carolina Boa.

A logomarca vencedora do concurso foi criada pelo professor Djeison Cesar Batista (atual Coordenador do Curso), em parceira com o Departamento de Publicidade da UFES, na pessoa do publicitário Evandro Campos.

O curso possuía uma logomarca não oficial em circulação, que fora criada por Lorenzo Lube dos Santos, egresso da primeira turma. A partir de 05 de outubro a logomarca oficial poderá ser utilizada livremente pela comunidade acadêmica para representar o curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFES, conforme estabelecido no edital do concurso.

A homologação de uma logomarca oficial acompanha o processo de atualização do curso, que está na fase final de elaboração de um novo Projeto Pedagógico, conforme coordenado pelo Núcleo Docente Estruturante. O significado da logomarca é apresentado a seguir, conforme informado pelo vencedor do concurso:

1. Na metade inferior da circunferência externa consta a roda denteada, que representa a Engenharia, área do conhecimento ao qual o curso de Engenharia Industrial Madeireira pertence. A textura metálica representa os materiais metálicos utilizados na produção dos elementos de máquinas.

2. Na metade superior da circunferência externa consta o disco denteado, a ferramenta de corte mais comum das indústrias madeireiras. Ela também representa as demais ferramentas de corte (lâminas denteadas, fresas, facas e brocas, p.ex.). A textura metálica representa os materiais metálicos utilizados na produção dessas ferramentas.

3. Na porção inferior do diâmetro interno consta a indústria, que representa o principal campo de atuação do(a) Engenheiro(a) Industrial Madeireiro(a).

4. O diâmetro interno é preenchido pela seção transversal de uma tora de madeira, principal material estudado pelo(a) Engenheiro(a) Industrial Madeireiro(a). Buscou-se representar uma tora das espécies mais plantadas e consumidas de Eucalyptus (com cerne avermelhado e alburno amarelado) no estado do Espírito Santo, podendo ser Eucalyptus grandis ou Eucalyptus urophylla ou um híbrido dessas espécies. Apesar de essas espécies possuírem anéis de crescimento pouco distintos, os mesmos constam na seção transversal da tora por evocar uma informação muito marcante no imaginário popular da contagem da idade das árvores pelos anéis de crescimento. Dessa forma, eles foram apresentados de forma tênue, porém perceptível ao observador.

5. Na porção inferior da logomarca constam: i) o nome do curso: identificação máxima do curso; ii) a sigla do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE): indicando o Centro de Ensino ao qual o curso pertence, no Campus de Alegre e; iii) a sigla da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), identificando a universidade ao qual o curso pertence.