Capítulo do livro "Tópicos Especiais em Ensino de Química"

A equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) na cidade de Alegre (ES) foi responsável pela publicação de um capítulo no livro "Tópicos Especiais em Ensino de Química", obra que reúne resultados de projetos de investigações desenvolvidos por novos pesquisadores na área.

"O capítulo do livro é derivado de uma experiência em uma escola parceira do Pibid em Alegre", explica o antigo coordenador de área, Marcos Vogel, um dos autores do capítulo, juntamente com Camila Mari, antiga licencianda e bolsista do Pibid, hoje formada. "A atividade consistia em um estudo temático, envolvendo o leite, com alunos da escola estadual de Ensino Médio Monsenhor Miguel de Sanctis, abordando o conteúdo 'soluções' a partir da ideia de 'Temas Químico Sociais'. Portanto, o capítulo apresenta a intervenção em sala de aula e discute os aspectos da temática a partir das interações com os alunos", conta.

De acordo com o coordenador, a experiência do Pibid em Alegre entende a utilização dos temas químicos sociais como uma possibilidade de ensino de química com grande potencial para desenvolver as habilidades e competências necessárias ao cidadão da pós-modernidade. "Esses temas, como estratégia de ensino, valorizam e problematizam os assuntos da vivência do aluno, ampliando as discussões e reflexões sobre os conceitos químicos, abarcando diferentes aspectos da vivência humana, indo das temáticas ambientais às preocupações com a alimentação, que garantem a vida", ressalta.

Reconhecimento
Vogel destaca a importância do programa de iniciação a docência. "O Pibid teve início para a Licenciatura em Química no Centro de Ciências Agrárias em Alegre no ano de 2010 e, desde então, vem possibilitando aos estudantes participantes desse programa um processo de formação mais atento, usando o campo-escola como parceiro no processo de formação muito antes dos estágios supervisionados docentes. As ações desenvolvidas no programa são fundamentais para a discussão da construção de uma identidade docente de licenciados em Química, potencializando a formação dos futuros professores", afirma.

O subprojeto de 2010 a 2014 foi composto de 24 bolsistas, com revezamento de alunos durante o período. "O que se observa é a redução da evasão do curso de licenciatura em relação a estes bolsistas, bem como a mudança de postura frente a continuidade na carreira docente", enfatiza o coordenador.

O subprojeto Pibid-Química do centro de Ciências Agrárias da UFES, vinculado ao projeto Institucional da UFES, possui, atualmente, 28 bolsistas, divididos em quatro escolas.

Saiba mais sobre o livro "Tópicos Especiais em Ensino de Química"

Tags: