Campanha Nacional de Fotoeducação 2018: "Cuidado Farmacêutico na Fotoproteção"

A Campanha Nacional de Fotoproteção, coordenada pelo Fórum Nacional de Farmácia Universitárias, tem por objetivo a conscientização da população quanto ao cuidado da pele e o uso correto de protetores solares promovendo ações de prevenção primária altamente efetivas e de custo relativamente baixo para a prevenção das alterações do estado de saúde, além de definir a prática do cuidado farmacêutico a partir das necessidades da população.

Neste ano, da mesma forma como em 2017, os estudantes do curso de Farmácia da UFES (Campus Alegre) abrilhantaram o evento, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro. Foram realizadas ações nas Estratégias de Saúde da Família (ESF's) da Vila do Sul / Misael Barcelos, Guararema e na Farmácia Universitária / Farmácia Básica do município de Alegre-ES, totalizando aproximadamente 150 atendimentos relacionados à orientação quanto ao risco da exposição excessiva ao sol.

Além do papel social, a campanha visou ainda capacitar futuros farmacêuticos, articulando conhecimentos, atitudes e comportamentos com a prática de comunicação, com ênfase nas habilidades cognitivas, comunicativas e criativas.